PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (PPGO)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA LUIZA LIMA ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA LUIZA LIMA ALVES
DATA: 19/10/2017
LOCAL: Auditório da Pós-Graduação em Odontologia
TÍTULO: Fisiopatologia dos tecidos mineralizados e não mineralizados.
PALAVRAS-CHAVES: Fluorose dentária, Microabrasão do esmalte, Clareamento dental, Qualidade de vida.
RESUMO: Resumo RESUMO O objetivo deste estudo foi avaliar, após seis anos, a autopercepção da estética dental e qualidade de vida dos participantes que se submeteram a dois protocolos de tratamento para a remoção de manchas superficiais no esmalte acometido por fluorose dentária. A amostra foi composta por 33 participantes que passaram pelos tratamentos na intervenção inicial e conseguiram ser contactados e novamente entrevistados. Estes foram alocados em dois grupos conforme o protocolo de tratamento recebido, sendo GI - microabrasão e GII - associação da microabrasão ao clareamento dental caseiro. A avaliação dos participantes quanto a melhoria na aparência dental foi realizada através de uma escala visual analógica variando de 1 (Nenhuma) a 7 (Excelente). Os participantes responderam um questionário de percepção estética e impacto da fluorose dentária, que observa as preocupações nos domínios físico, mental e social, além da percepção sobre descolorações e outros problemas bucais, incluindo a cor dos dentes. O impacto oral causado pelo tratamento microabrasivo e/ou clareador em relação à capacidade dos indivíduos realizarem suas atividades diárias foi verificado através do Oral Impacton Daily Performances (OIDP). A avaliação da melhoria na aparência dentária com EAV mostrou uma boa satisfação dos participantes de ambos, os grupos. Em relação ao questionário de percepção, foi verificado pequeno incômodo com a aparência dos dentes, sobretudo em relação ao manchamento, porém essas condições não preocupam a maioria dos participantes ou impedem de sorrir espontaneamente. Comer e limpar a boca foram as principais atividades afetadas pela condição de saúde bucal dos participantes. Na opinião dos participantes, mesmo após seis anos, os tratamentos propostos foram eficazes, porém, não houveram diferenças entre os aspectos percebidos entre a maioria dos indivíduos que receberam apenas microabrasão ou microabrasão associada a clareamento dental.
Externo à Instituição - ALINE DE ALMEIDA NEVES
Interno - 2405870 - LEOPOLDINA DE F DANTAS DE ALMEIDA