PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: CLEDERSON MONTENEGRO MEDEIROS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLEDERSON MONTENEGRO MEDEIROS
DATA: 09/11/2018
HORA: 15:00
LOCAL: SALA DE VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO: INVEJA, ANTAGONISMO E TEATRALIDADE EM "ANTONIO E CLEÓPATRA", DE WILLIAM SHAKESPEARE
PALAVRAS-CHAVES: em breve
PÁGINAS: 150
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: Aproximadamente 10 anos separam a peca "Romeu e Julieta", do dramaturgo ingles William Shakespeare, de uma outra tragedia sobre a paixao, "Antonio e Cleopatra": ambas trazem os nomes dos protagonistas no titulo, ambas falam das possiveis consequencias de uma experiencia privada, o amor, e ambas tem a paixao como tema. No entanto, "Romeu e Julieta", tragedia lirica sobre dois jovens amantes, difere de "Antonio e Cleopatra", em que amantes na maturidade optam pela experiencia do amor-eros, tendo como fonte a obra "A vida paralela dos nobres gregos e romanos", do historiador grego Plutarco. William Shakespeare se utiliza de dois dos protagonistas mais celebres da historia, e certamente, de amplo conhecimento do publico, para criar seu enredo. Refletindo sobre a paixao que envolve os amantes shakespearianos, o presente trabalho procura estabelecer um dialogo com o critico frances Rene Girard, que, a partir de sua teoria do desejo mimetico afirma que o homem nao e capaz de desejar por si mesmo a imitacao de modelos sendo a base nao apenas do desejo, mas tambem dos conflitos humanos. Desse modo, e possivel justificar muito da relacao entre Antonio, Cleopatra e Otavio Cesar a partir da dinamica triangular de amor, odio e rivalidade. No livro "Shakespeare: o teatro da inveja" (2009), Rene Giorar, embora nao contemple em seus estudos "A tragedia de Antonio e Cleopatra", utilizando-se, para tratar do desejo em suas pecas, um termo caro ao vocabulario do proprio Shakespeare, a inveja. E por meio de alguem que detem o privilegio de um objeto que nao possuimos que a dinamica dos conflitos e o drama ocorrem. O interesse de imitar o modelo e, segundo Girard, a vontade de estabelecer uma identidade com o mesmo modelo invejado. Portanto, fazendo uso das consideracoes de Girard e relacionando suas ideias e a formulacoes de outros criticos e outras obras do dramaturgo ingles, o presente trabalho propoe-se, no estudo da "A tragedia de Antonio e Cleopatra", estabelecer conexoes que legitimam a tese acerca das relacoes entre inveja, rivalidade e teatralidade.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA LUISA DOS SANTOS CAMINO
Interno - 337965 - ARTURO GOUVEIA DE ARAUJO
Externo ao Programa - 3007651 - JULIANA HENRIQUES DE LUNA FREIRE
Externo ao Programa - 1742355 - LEYLA THAYS BRITO DA SILVA
Presidente - 6336340 - SANDRA AMELIA LUNA CIRNE DE AZEVEDO