PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
3216-7335/7335

Notícias


Banca de DEFESA: GRYGENA DOS SANTOS TARGINO RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GRYGENA DOS SANTOS TARGINO RODRIGUES
DATA: 13/11/2018
HORA: 15:00
LOCAL: SALA 402 DO CCHLA
TÍTULO: A DRAMATIZAÇÃO DO TRÁGIGO EM "YERMA", "BODAS DE SANGRE" E "LA CASA DE BERNARDA ALBA"
PALAVRAS-CHAVES: em breve
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: Esta tese tem por objeto de estudo a dramatizacao do tragico em "Bodas de sangre", "Yerma" e "La casa de Bernarda Alba", de Federico Garcia Lorca, obras espanholas escritas na primeira metade do seculo XX. No primeiro capitulo analisamos o contexto historico-literario relativo as pecas, destacando o cenario conservador e patriarcal da Segunda Republica espanhola, comum a trilogia. Investigamos tambem o teatro poetico de Lorca, assim como a participacao do dramaturgo no grupo da Generacion de 27. Ainda neste capitulo tecemos reflexoes acerca do comportamento mitico e religioso da cultural rural da Andaluzia, destacando a sacralidade atavica e o cristianismo rustico daquela populacao, mediante o processo de modernidade tardia dessa cultura. Para a analise, contemplamos definicoes e reflexoes de varios autores, a exemplo de Josephs y Juan Caballero (2012), Ian Gibson (2013), Allen Ildefonso Manuel Gil (2013), Mario Gonzalez (2013), Maria Francisca Vilches de Frutos (2014), Ortega y Gasset (1944) e Castro Filho (2009). No segundo capitulo apresentamos uma abordagem da teoria do drama a partir de fundamentos que nortearam a arte dramatica ao longo dos seculos. Em um primeiro momento, ponderamos sobre a tragedia enquanto forma artistica que busca enquadrar o tragico em esquemas racionalistas e abordamos o tragico enquanto conceito filosofico, existencial, ligado a finitude da vida. Em um segundo momento exploramos os pilares do drama moderno, tendo como parametros conceitos teoricos que podem embasar reflexoes sobre a existencia da tragedia em tempos modernos, considerando semelhancas e diferencas entre as dramaturgias classica e moderna. Para essas discussoes nos valemos de contribuicoes de Aristoteles (1991), Hegel (2010), Peter Szondi (2004, 2011), Heorge Steiner (2006), Raymond Williamns (2011), Terry Eagleton (2013), Sandra Luna (2012), dentre outros autores. No terceiro capitulo realizamos uma analise das pecas tendo como base as teorias elencadas nos capitulos anteriores. Nessa perspectiva, tentamos provar que as pecas pertencentes a essa trilogia sao tragedias modernas, pela enfase nos dramas sociais e pelo tratamento das subjetividades das personagens, que revelam dramas interiores em oposicao ao contexto social andaluz da decada de 1930. Para alem dos parametros caracteristicos do drama moderno, as pecas apresentam conflitos com ares fatalisticos a partir do aproveitamento de temas tabus, de dogmas religiosos e regras de conduta social que interferem diretamente nos conflitos individuais das personagens das pecas. Alem disso, cabe destacar a presenca de uma dimensao sagrada e ritualistica implicada na trilogia, que vai alem do realismo contextual das pecas e transcende os limites da razao, influenciando diretamente o comportamento e as acoes das personagens.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA LUISA DOS SANTOS CAMINO
Externo à Instituição - CRISTINA BONGESTAB
Externo à Instituição - ELRI BANDEIRA DE SOUSA
Externo ao Programa - 3007651 - JULIANA HENRIQUES DE LUNA FREIRE
Externo ao Programa - 1742355 - LEYLA THAYS BRITO DA SILVA
Externo ao Programa - 2307716 - MARIA DEL PILAR ROCA ESCALANTE
Presidente - 6336340 - SANDRA AMELIA LUNA CIRNE DE AZEVEDO