PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
3216-7335/7335

Notícias


Banca de DEFESA: JAÍNE DE SOUSA BARBOSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAÍNE DE SOUSA BARBOSA
DATA: 01/03/2019
HORA: 14:30
LOCAL: Sala 504
TÍTULO: A MORTE E O MORRER EM CONTOS DE PERRAULT, IRMÃOS GRIMM E ANDERSEN
PALAVRAS-CHAVES: Literatura Infantil; Morte; Representação; Contos maravilhosos
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: Esta pesquisa de carater bibliografico-documental e de matriz historico-cultural dispoe-se a compreender, por meio de uma leitura critico-interpretativa, como foi construida a representacao da morte nos contos “O Barba azul”, recolhido da obra Contos de mamae gansa (2015), de Charles Perrault; “Quando criancas brincaram de acougueiro I e II”, publicados em 1812, e recolhidos no livro Contos Maravilhosos Infantis e Domesticos (1812 – 1815) (2012), de Jacob e Wilhelm Grimm; e, por ultimo, “A crianca na sepultura”, de Contos de Hans Christian Andersen (2011), de Andersen. Os quatro autores sao nomes relevantes no universo das narrativas maravilhosas e dos contos de fadas e publicaram textos sobre os mais variados temas, sendo bastante recorrente a tematica da morte. Tendo em vista o fato dessas narrativas estarem inseridas em contextos historicos e temporais distintos, uma vez que os autores sao de nacionalidades e epocas diferentes, optamos por observar a representacao da morte nao somente como um evento em si, mas principalmente como um acontecimento que sofre influencias politicas, sociais, culturais, temporais e espaciais. Por essa razao, adotamos um referencial teorico pertinente principalmente a Representacao e a Historia Cultural, ambos aliados ao pensamento de Roger Chartier (1990) e outros autores com orientacao epistemologica semelhante, afim de compreendermos como se constitui o processo de representacao de um objeto, bem como dos atuantes nesse processo. Utilizamos os estudos de nomes importantes no contexto da morte, como Phillipe Aries (2012), que nos mostraram como o homem relaciona-se com o fim da vida. Alem desses, como deteremos nossa analise aos contos maravilhosos, elencamos, a priori, duas autoras que estudam o genero, Nelly Novais Coelho (2012) e Maria Emilia Traca (1998). Atraves da elaboracao da presente pesquisa, pudemos constatar quao distintas sao as representacoes e os modos de compreender a morte nao apenas no universo da literatura, mas na historia da humanidade como um todo. Embora nos prendamos a um contexto eurocentrico, percebemos que ha muitas repeticoes e semelhancas no modo de vivenciar a morte e que no universo literario ha muitos fatores influentes em sua ficcionalizacao, dentre eles o contexto historico. Alem disso, pudemos compreender tambem que mesmo sendo um tabu ha tanto tempo, a morte ainda e um tema controverso e que continuara fazendo parte de muitas historias, sejam elas destinadas para criancas ou nao. Representada em suas variadas maneiras, ela ainda sera motivo para o medo, o riso, o sofrimento e a liberdade, como veremos nos contos aqui analisados.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1727050 - DANIELA MARIA SEGABINAZI
Externo ao Programa - 1519556 - DAMIAO DE LIMA
Externo ao Programa - 1070829 - MARIA CLAURENIA ABREU DE ANDRADE SILVEIRA
Externo à Instituição - ROSA MARIA HESSEL SILVEIRA