PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

3216-7335/7335

Banca de DEFESA: RANIERE DE ARAUJO MARQUES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RANIERE DE ARAUJO MARQUES
DATA: 27/03/2019
LOCAL: SALA500
TÍTULO: O LOCAL DA INDEXICALIDADE EM PAULICÉIA DESVAIRADA
PALAVRAS-CHAVES: Poesia. Realidade. Índices
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Brasileira
RESUMO: A cidade de Sao Paulo e cenario de inumeras obras literarias na literatura brasileira. Este trabalho teve como corpus o livro Pauliceia Desvairada, de Mario Andrade. Observamos como o contexto de intensa mudanca, pelo qual passava a cidade de Sao Paulo, no inicio do seculo 20, foi determinante para a construcao de varios elementos presentes nos poemas desse livro de Mario de Andrade. Alem disso, interessa-nos saber como esse sujeito insere-se neste contexto fazendo um livro sobre essa cidade, mas ao mesmo tempo, e de certa forma, sobre ele mesmo. Nesse sentido, nosso objetivo central foi estabelecer relacoes entre o contexto da obra e as varias referencias presentes no livro. Alem de observar as diversas formas e graus de indexicalidade que estas referencias possuem na obra estudada e como tais indices podem atuar como elementos estruturadores de metaforas, ajudando assim naquilo de Jakobson (2001) chamou de “duplicacao da referencialidade”. Utilizamos para tanto, os conceitos de indices de Charles Peirce (2005; 2014), assim como alguns outros conceitos da semiotica peirciana, para compreender as relacoes signicas presentes em diversas dimensoes da obra. Isto nos obrigou a inter-relacionar os poemas, e mesmo versos, com o contexto da obra como um todo. Tentamos nos afastar da mera nocao de simbolo, para pensar no livro, em sua intregalidade, sendo um indice sobre Sao Paulo do inicio do seculo XX. Para tanto, dividimos o estudo em tres capitulos. Sendo o primeiro um capitulo mais teorico, denominado “Signos, referencia e metafora”. Em seguida, no capitulo: Da Sao Paulo a Pauliceia Desvairada: os caminhos de uma cidade e de uma poesia em transformacao, trouxemos para o debate uma reflexao historica e sociologica sobre o processo de construcao desta metropole e as fissuras de resistencias produzidas no coracao de uma modernidade excludente, assim como a obra, em si, a partir da sua critica, inserir- se-a neste contexto. Por ultimo, em: Indices e metaforas em Pauliceia Desvairada, temos o capitulo que prioriza as analises, propriamente ditas, usando os poemas quase sempre em sua integridade e pensando nestes em relacao ao livro e sua completude. Nosso percurso buscou ancorar-se nas categorias de “indexicalidade manifesta” e “indexicalidade difusa”, propostas nesta tese, o que nos ajudou, devido a opacidade da linguagem literaria, a compreender as diferentes formas como os indices se apresentam nos poemas. Sendo assim, pudemos constatar que no livro estudado ha uma serie de indicacoes a espacos, acoes e sujeitos, que representaram ruptura no campo artistico e comportamental. E que tais escolhas traz a tona uma serie de marginalizados pelo processo de urbanizacao, dando-lhes destaque, nao so poetico, mas tambem historico. Mais que isso, este trabalho buscou pensar os indices como elementos de construcao poetica, colocando em xeque sua capacidade representar a realidade e nos obrigando a pensar a propria realidade como elemento de construcao da arte. Por fim, ao problematizarmos as tenues relacoes entre a arte e realidade buscamos pensar o signo como artefato poetico e ideologico.
Externo à Instituição - ELISA MARIANA DE MEDEIROS NOBREGA
Presidente - 1439887 - EXPEDITO FERRAZ JUNIOR