PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

3216-7335/7335

Banca de QUALIFICAÇÃO: JANAINA DA CONCEIÇÃO JERONIMO LIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JANAINA DA CONCEIÇÃO JERONIMO LIRA
DATA: 06/05/2019
LOCAL: sala 504
TÍTULO: HAICAI E POESIA VISUAL: TECITURAS/TESSITURAS DA POESIA BRASILEIRA À LUZ DA SEMIÓTICA
PALAVRAS-CHAVES: poesia visual; Augusto de Campos; Paulo Leminski; ideograma; semiótica peirceana
RESUMO: A investigação científica em curso nasce do estudo comparativo entre a poesia visual e o haicai. Examinaremos as contribuições estéticas dessas formas poéticas para a poesia contemporânea em nosso país. Para tal fim, elegemos os poemas visuais de Augusto de Campos e os haicais de Paulo Leminski, verificaremos em quais aspectos a poética desses autores se aproximam e se distanciam esteticamente e quais as consequências teóricas dessa aproximação. Escolhemos para compor o corpus da pesquisa três poemas de Campos, distribuídos em obras distintas, Viva Vaia (2014), que reúne poemas de 1959-1979, Não (2003) e Outro (2015). Utilizaremos, de igual modo, três poemas de Leminski, que apresentam recursos visuais em sua constituição, publicados pela primeira vez no livro Caprichos e Relaxos (1983), atualmente reunidos no livro Toda Poesia (2011). Acreditamos que um dos vieses que aproxima a poética desses autores, é uma inclinação para o diálogo com a tradição oriental, baseada no modo de compor inspirados nos ideogramas chineses, cuja influência foi um “divisor de águas” para muitos poetas ocidentais, no século XX, reverberando igualmente até as produções do século XXI. Realizaremos a análise do corpus da pesquisa à luz da Teoria Geral dos Signos, elaborada pelo pensador norte-americano Charles Sanders Peirce. Priorizaremos, assim, as três categorias do signo que formam a mais importante das tricotomias consideradas pelo pesquisador norte-americano em sua gramática especulativa: o símbolo, índice e ícone; dessa última categoria, ressaltaremos a sua subclassificação: a imagem, o diagrama e a metáfora. Utilizaremos como aportes teóricos os estudos de Décio Pignatari (2004), Ezra Pound (2006), Ernest Fenollosa (2000), Ferraz Júnior, (2012) Haroldo de Campos, (2000), Winfried Noth (2003), Lúcia Santaella (2012), Roman Jakobson ( 1995), dentre outros autores.
Presidente - 1439887 - EXPEDITO FERRAZ JUNIOR
Interno - 1285167 - ELAINE CRISTINA CINTRA