PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

3216-7335/7335

Banca de DEFESA: ANA RAQUEL DIAS SILVA LOURENÇO

DISCENTE: ANA RAQUEL DIAS SILVA LOURENÇO
DATA: 03/03/2020
LOCAL: Sala de videoconferência
TÍTULO: A CONSTRUÇÃO DO PERCURSO SEMIÓTICO DA MOÇA NO CONTO DE INSPIRAÇÃO POPULAR: tradição e contemporaneidade.
PALAVRAS-CHAVES: Semiótica. Literatura popular. Percurso da Moça
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: Partindo da hipótese de que as personagens femininas apresentam como objeto de valor ter um marido como forma de se sentirem completas, esse trabalho procurou analisar a ideologia presentes nos contos populares tradicionais, comparando-os com os contos escritos na contemporaneidade para verificar o que vem mudando na atitude das mulheres em relação ao assunto. Em vista disso, o objetivo geral foi analisar a personagem feminina (mulher) como sujeito semiótico do querer-ter um marido no conto de inspiração popular. O corpus constituiu-se de quatro contos que vão da tradição à contemporaneidade, dos quais dois são tradicionais e dois contemporâneos. Os primeiros foram extraídos do acervo de contos de Sylvio Romero, “A moça e o Gambᔠe “A moça e o Gavião”, do livro Contos Populares do Brasil (1885, p. 187-189). Os contemporâneos foram: “A moça Tecelã e Doze reis” e a “Moça no labirinto do vento”, escolhidos do livro de Marina Colasanti, Doze reis e a moça no labirinto do vento (1982, p.9-13, 41-46), que marcam a preponderância da literatura escrita. Apesar da diferença entre as duas modalidades de conto – oral e escrita, observa-se que os contos escolhidos têm, fundamentalmente, uma inspiração popular: foram moldados pela cultura do povo, enraizada na tradição. A proposta teórica escolhida foi a semiótica de linha francesa, descrita por Greimas e seus colaboradores da Escola Semiótica de Paris, que é tida como a ciência que estuda as significações presentes nos textos "verbais e não-verbais e sincréticos (BATISTA,2009).
Externo ao Programa - 1150299 - ANTONIETA BURITI DE SOUZA HOSOKAWA
Presidente - 338407 - MARIA DE FATIMA BARBOSA DE MESQUITA BATISTA