PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
3216-7335/7335

Notícias


Banca de DEFESA: KHAYLES NOBREGA PEREIRA ALVES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KHAYLES NOBREGA PEREIRA ALVES
DATA: 30/03/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 504
TÍTULO: Estética e Política na Cena Irlandesa: as Dublin Plays de Sean O’Casey
PALAVRAS-CHAVES: Sean O’Casey. Dublin plays. Teoria do drama. Tragédia moderna. Drama e teatro irlandês.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: Esta Tese apresenta uma leitura crítica das peças The shadow of a gunman (1923), Juno and the paycock (1924) e The plough and the stars (1926), trilogia conhecida como as Dublin Plays, do dramaturgo irlandês Sean O’Casey (1880-1964). Focalizando-se a relação entre Estética e Política, conflitos sociais e dramas existenciais constitutivos da ação das peças, analisados sob o enquadramento histórico dos acontecimentos políticos concernentes à independência da Irlanda, no início do século XX, avalia-se como o contexto político incide sobre a construção dramática dos textos, no sentido mesmo formulado por Raymond Williams (2002), para quem os conteúdos se precipitam em formas. Ambientada nos tenements dublinenses, a trilogia de O’Casey adota como setting os cortiços nos quais residia a população pobre da cidade, e a ação, nas três peças, decorre durante importantes eventos da história da Irlanda, como o Levante de Páscoa (1916), a Guerra Anglo-Irlandesa (1919-1921) e a Guerra Civil Irlandesa (1922-1923). Inscritas na estética teatral naturalista, essas obras apresentam uma configuração da ação trágica que se encaixa na problematização sobre a crise do drama teorizada por Peter Szondi, em seu livro Teoria do Drama Moderno: 1880-1950, obra na qual o autor discorre sobre a problemática da forma na dramaturgia moderna, no momento em que esta busca representar conteúdos fundamentalmente épicos, resultando em inconsistência na dramaticidade cênica. A estética naturalista das peças associa-se à análise do meio social por via da representação dramática de suas consequências sobre a vida humana, ou seja, denota um ponto de vista sobre as causas socais de ações nas quais os personagens sucumbem a forças políticas, sociais e econômicas, que lhes subtraem a subjetividade autônoma e voluntariosa característica dos heróis das tragédias renascentistas. Williams (2000, 2002) reconhece, contudo, que a composição dramática fundamenta-se em uma “Forma Geral” que se atualiza continuamente, como expressão das transformações tecnológicas, filosóficas, políticas e culturais que afetam as sociedades em um dado momento histórico. Para entender como esse processo se realiza nas Dublin plays de O’Casey, nosso primeiro capítulo apresenta uma revisão de dados históricos da Irlanda associados aos eventos políticos implicados nas ações das peças. O segundo capítulo revisita a teoria do drama, examinando conceitos e formulações pertinentes ao estudo crítico das Dublin Plays, cuja estética naturalista atualiza a Forma Geral das antigas tragédias nos moldes do drama social. Por fim, o terceiro capítulo expõe a análise do corpus à luz dos conhecimentos previamente discutidos nos capítulos histórico e teórico, descrevendo os processos de representação dramática empregados por O’Casey para incorporar à estrutura textual questões externas ao universo dramático, provenientes dos fatos históricos que o artista vivenciou e fez representar nos palcos.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2695855 - DANIELLE DAYSE MARQUES DE LIMA
Externo à Instituição - JOSE HELBER TAVARES DE ARAUJO
Externo ao Programa - 3007651 - JULIANA HENRIQUES DE LUNA FREIRE
Externo à Instituição - KLARA MARIA SCHENKEL
Presidente - 6336340 - SANDRA AMELIA LUNA CIRNE DE AZEVEDO