PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Notícias


Banca de DEFESA: MARIA JOSE LIMA DE CARVALHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA JOSE LIMA DE CARVALHO
DATA: 30/03/2020
HORA: 15:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: CANTIGAS DE NINAR DO NORDESTE BRASILEIRO (PARAÍBA E PERNAMBUCO): uma abordagem semiótica-discursiva
PALAVRAS-CHAVES: Cantiga de Ninar; Semiótica; Percurso temático-figurativo
PÁGINAS: 150
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: Este trabalho foi motivado por estudos que fizemos em obras sobre as cantigas de ninar, começando pelo Cancioneiro da Paraíba (SANTOS; BATISTA, 1993), quando vimos a necessidade de realizarmos uma tese sobre o assunto que teve como objetivo analisar os sistemas de valores presentes nas cantigas de ninar, explorando as categorias temático-figurativas da discursivização à luz da semiótica das culturas. Tínhamos o intento de descobrir se as cantigas de ninar ainda soavam como prática social na família moderna e que tipo de cantiga era usada nessa prática? Partimos de uma recolha substanciosa de cantigas populares e/ou eruditas que fizemos em regiões da Paraíba e Pernambuco e que serviram de corpus a essa tese, possibilitando o encontro de textos de épocas e lugares diversos, utilizando o critério da funcionalidade das cantigas, ou seja, aquelas usadas para auxiliar no sono das crianças. Tradicionalmente, são conhecidas como cantigas de ninar, acalantar, embalar, pelo fato de serem cantadas nas atividades que caracterizam o cuidado e o carinho da mãe com o filho pequenino, antes de colocá-lo para dormir. Nossa coleta revela cantigas tradicionais e/ou adaptações, já divulgadas por outras pesquisas ou textos inéditos, que se materializam por narrativas cantadas ou dialogadas, por discursos que indicam saberes sobre o mundo e que concepções são levantadas sobre ele. Os temas e atores variam, mas prevalece as figuras da família. Nesse mundo expressivo e mediante a relevância do gênero como portal das tradições, das superstições, das crenças, insere-se nossa pesquisa que utilizou como base teórica a Semiótica de linha francesa, considerando, entre outros teóricos, Greimas e Courtés (2012), Pais (1993), Batista (2014), para fundamentar as análises deste corpus. Agrupamos nosso levantamento por informantes e comunidades pesquisadas, organizando essas cantigas em sete categorias temático-figurativas, uma vez que, embora sejam cantigas usadas numa única função social: a de acalentar, elas pertencem a gêneros discursivos diferentes, como poesias narrativas, mitos, contos, parlendas e até cantigas populares, geralmente não utilizadas como acalantos.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 338142 - EVANGELINA MARIA BRITO DE FARIA
Externo ao Programa - 1681243 - JANAINA AGUIAR PEIXOTO
Presidente - 338407 - MARIA DE FATIMA BARBOSA DE MESQUITA BATISTA
Externo à Instituição - MARIETA PRATA DE LIMA DIAS