PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

3216-7335/7335

Banca de DEFESA: VANESSA FERNANDES QUEIROGA PITA

DISCENTE: VANESSA FERNANDES QUEIROGA PITA
DATA: 16/03/2012
LOCAL: Sala 504 /CCHLA
TÍTULO:

O decamerão de Jorge Furtado: adaptação e Comédia na TV

PALAVRAS-CHAVES:

adaptação teleficcional, ficção televisiva; comédia; Decamerão; Decamerão: a comédia do sexo; Jorge Furtado

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

Esta dissertação abrange as áreas de Ficção televisiva, Literatura e Produção de sentido, e tem o intuito de realizar um processo de análise e interpretação discursiva da adaptação audiovisual do livro Decamerão, de Giovanni Boccaccio, veiculada em 2009, pela Rede Globo. A microssérie Decamerão: a comédia do sexo é um projeto do diretor Jorge Furtado e foi inspirada nas temáticas e novelas toscanas presentes na obra do autor italiano. A nossa proposta consiste em identificar como as duas obras dialogam nessa adaptação, destacando os pontos em comum entre a microssérie e o texto fonte, mas também ressaltando outros pontos sugeridos por Jorge Furtado ao reinterpretar o Decamerão. É nosso objetivo também observar a presença do elemento cômico na teleficção, tendo em mente a construção de um discurso ficcional televisivo e a sua consequente produção de sentido. Almejamos ainda destacar em Decamerão: a comédia do sexo os fatores característicos de uma adaptação teleficcional e os elementos presentes devido à logística de funcionamento da televisão, por isso realizamos a análise do nosso corpus, o piloto Comer, amar e morrer, aliado a um estudo de correlação com os outros quatro episódios que compõem a microssérie. Diante disso, objetivamos desempenhar uma pesquisa com interesse estético e comunicacional sobre um importante momento da produção teleficcional brasileira, configurado, em nossa dissertação, no estudo de Decamerão: a comedia do sexo.

Presidente - 1356709 - LUIZ ANTONIO MOUSINHO MAGALHAES
Interno - 6337291 - GENILDA ALVES DE AZEREDO RODRIGUES