PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

3216-7335/7335

Banca de QUALIFICAÇÃO: LARISSA BRITO DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LARISSA BRITO DOS SANTOS
DATA: 26/08/2020
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: EXPERIÊNCIA ESTÉTICA EM LOOPING: SOLIDÃO E MEMÓRIA NO DESVELAR DOS SENTIDOS
PALAVRAS-CHAVES: EXPERIÊNCIA ESTÉTICA. ANTROPOLOGIA LITERÁRIA. LOOPING RECURSIVO
RESUMO: A experiência estética é um fenômeno imanente, porém, conhecer como ocorre a apreensão de um texto é fundamental para que o ensino de literatura se torne mais eficaz e eficiente, tendo em vista a complexidade de mediar uma interação que ocorrerá somente entre o indivíduo e o texto. Portanto, essa dissertação objetiva evidenciar como a experiência estética se constrói no âmbito da literatura em comparação com o cinema, considerando as perspectivas textuais articuladas no ato da leitura e a presença de loopings recursivos, a partir do mapeamento do romance Cien años de soledad e do longa-metragem Memento (2000). A fundamentação teórica utilizada é a Antropologia Literária, desdobramento da Teoria do Efeito Estético, ambas formuladas por Wolfgang Iser, que buscam descrever o ato da leitura, fornecendo subsídios para que os processos que ocorrem na mente do leitor no momento em que interage com o texto possam ser vistos como objetos teóricos. A metodologia associada à teoria é o Mapeamento da Experiência Estética, uma análise auto etnográfica da experiência individual de leitura, elaborada pelo programa CANAL 67, vinculado a diversos projetos de extensão e pesquisa na Universidade Federal da Paraíba.
Presidente - 1125674 - CARMEN SEVILLA GONCALVES DOS SANTOS
Interno - 2343431 - FABIANA FERREIRA DA COSTA