PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

3216-7335/7335

Banca de DEFESA: THIAGO DA SILVA ALMEIDA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THIAGO DA SILVA ALMEIDA
DATA: 30/03/2021
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: A LITERATURA VEICULADA PELA CAMPANHA DA FRATERNIDADE: SIGNIFICAÇÃO E CULTURA. LITERATURE TRANSMITTED BY THE FRATERNITY CAMPAIGN: MEANING AND CULTURE.
PALAVRAS-CHAVES: Semiótica das culturas, Significação, Campanha da Fraternidade.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: Esta tese objetiva analisar, do ponto de vista semiótico, as significações culturais presentes em textos literários, veiculados pela Campanha da Fraternidade cuja celebração passou por reformulações no que diz respeito ao direcionamento das suas escolhas desde a sua primeira edição na década de sessenta. Em um primeiro momento, a Igreja centrava-se na renovação de sua estrutura interna. Depois, começou a se preocupar com a realidade social do povo, mas o fazendo, ainda, internamente. Por fim, a Igreja passa a se interessar pelas questões existenciais do povo brasileiro, porém agindo de maneira mais proativa e participativa na sociedade. É neste terceiro momento que o presente trabalho delimita seu enfoque, especificamente a partir de 1985, quando se findou o regime militar brasileiro, até a primeira década do século XXI. A proposta metodológica empregada, de natureza interpretativa e comparativa, utiliza como corpus hinos que são textos verbais em linguagem geralmente apelativa e cartazes, textos sincréticos que unem o verbal ao imagético. Estes são analisados com a base teórica da Semiótica das Culturas de linha francesa, principalmente as contribuições dos semioticistas François Rastier (2010) e Teodoro Pais (2009). Concebida como ciência da interpretação das significações culturais, compreende os saberes compartilhados, a visão de mundo e os sistemas de valores de um grupo sociocultural como parte integrante de uma identidade social. O trabalho está delimitado em três momentos: estudos teóricos sobre os fundamentos básicos da semiótica das culturas, seguidos de um panorama das principais tendências semióticas, como a norte-americana, a russa e a francesa. Em sequência, fez-se um breve histórico da Campanha da Fraternidade, com informações acerca das primeiras celebrações. Por fim, realizou-se o trabalho analítico do corpus que mostrou uma cultura centrada na inclusão e na aceitação das diferenças.
Externo à Instituição - ANA CRISTINA DE SOUSA ALDRIGUE
Externo à Instituição - ANA PAULA PINHEIRO DA SILVEIRA