PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

3216-7335/7335

Banca de QUALIFICAÇÃO: HILDENIA ONIAS DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HILDENIA ONIAS DE SOUSA
DATA: 28/09/2021
LOCAL: João Pessoa - UFPB
TÍTULO: LITERATURA, ENSINO E BNCC: UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Ensino da literatura. BNCC. Proposta curricular. Ensino fundamental.
RESUMO: A potencialidade da literatura como objeto de conhecimento tem adquirido contornos aparentemente definidos em documentos oficiais. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao elevar a literatura à categoria de arte priorizada na escola, estabelece conteúdos/objetos de conhecimento que julga essenciais para o aprendizado dos estudantes da educação básica em termos de literatura. Nesse sentido, a potencialidade da literatura é realçada pelo seu caráter transformador e humanizador, com vistas na formação do leitor. Contudo, acredita-se que essa orientação seja reducionista, visto que, ao passo que agrega a leitura do texto literário ao universo do eixo Leitura, produz o apagamento do conhecimento literário. Na interseção com as pesquisas atinentes ao ensino da literatura e considerando a BNCC como o documento curricular vigente, esta pesquisa, que tem caráter bibliográfico e documental, objetivou a construção de uma proposta curricular para o ensino da literatura nos anos finais do ensino fundamental, pensando nas escolas municipais de João Pessoa-PB. Foram consideradas as contribuições do pensamento de Roger Chartier (2002, 2009) para compor as noções de representação e de apropriação. Também se recorreu à concepção de letramento literário que permeia os trabalhos de Rildo Cosson (2006, 2014, 2020). No que tange às concepções sobre currículo, adotam-se as noções formuladas por Saviani (2016) e outras obras do autor. Estabeleceu-se o recorte temporal 2011 a 2020, para que fossem coletados dados sobre teses e publicações de livros sobre o ensino da literatura no Brasil. A partir desses dados, foi visto que duas tendências comparecem com proeminência: a educação literária e o letramento literário. Na tentativa de estabelecer um diálogo possível que baseasse a construção da proposta curricular, construiu-se um roteiro que considera os trabalhos dos últimos dez anos, a vigência da BNCC e a possibilidade de se ter um roteiro curricular para o ensino da literatura nos anos finais do ensino fundamental, a partir desta pesquisa. Assim, este trabalho insere-se como uma resposta à liberdade de ensino da literatura da qual o professor dos anos finais do ensino fundamental tem nessa etapa de ensino, mas nem sempre sabe o que fazer com ela.
Externo à Instituição - ANA PAULA FRANCO NOBILE BRANDILEONE
Presidente - 1727050 - DANIELA MARIA SEGABINAZI