PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
3216-7335/7335

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: BEATRIZ PEREIRA DE ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BEATRIZ PEREIRA DE ALMEIDA
DATA: 21/09/2021
HORA: 14:00
LOCAL: João Pessoa - UFPB
TÍTULO: NOVOS LIVROS, NOVAS POESIAS: ADAPTAÇÕES DE ODILON MORAES DOS POEMAS NA RUA DO SABÃO, ISMÁLIA E CONSELHO
PALAVRAS-CHAVES: Adaptação; Livro ilustrado; Livro-objeto; Odilon Moraes; Poemas.
PÁGINAS: 116
RESUMO: Contar e recontar histórias faz parte do nosso cotidiano. Quando intencionamos contar algo ocorrido com alguém próximo a nós ou que uma determinada pessoa nos contou, nos apropriamos daquilo, transformamos em nosso aquele relato e adaptamos às nossas palavras. Na literatura, isso não é diferente. Há muitos relatos de histórias clássicas, mitos, lendas, contos de fadas existentes em diferentes partes do mundo e em díspares contextos, mas que retratam as mesmas narrativas. Assim, ao longo do tempo, as histórias se adaptavam de acordo com a intenção dos autores, sofrendo adequações para se inserirem num determinado contexto de recepção. Logo, adaptar histórias é uma prática comum até os dias atuais e os autores de livros ilustrados utilizam-se dessa prática para ampliar aquilo que é recebido pelo público infantil. Odilon Moraes, autor contemporâneo que produz obras voltadas para as crianças, é um desses exemplos, visto que se utilizou das ilustrações para criar novas obras a partir de poemas já existentes: Ismália, de Alphonsus de Guimaraens, Na rua do sabão, de Manuel Bandeira, e Conselho, de Fernando Pessoa. Sem alterar o texto verbal, Moraes acrescentou ilustrações aos poemas, modificando o suporte deles, transformando-os em livros ilustrados e, consequentemente, alterando ou, pelo menos, ampliando o público leitor. Por isso, ao longo desta pesquisa, teremos como objetivo geral analisar o processo de adaptação nas obras Na rua do sabão, Ismália e Conselho, ilustradas por Odilon Moraes, buscando identificar quais os mecanismos utilizados pelo ilustrador para “recriar” tais poemas, a exemplo das ilustrações, da materialidade e do projeto gráfico como um todo dos livros. Esta pesquisa é qualitativa, tendo como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e a documental. Além disso, para embasá-la teoricamente, selecionamos autores como Linden (2011), Nicolajeva (2011), Oliveira (2008) para discutir a respeito do livro ilustrado, Zilberman (1994) e Hutcheon (2013), em relação à adaptação e a adequação de obras a um novo público, Darnton (1986), Lajolo e Zilberman (2007) e Zilberman (2014) acerca do processo de consolidação da literatura infantil europeia e brasileira.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1727050 - DANIELA MARIA SEGABINAZI
Externo à Instituição - HÉRCULES TOLÊDO CORRÊA
Externo à Instituição - MARCIA TAVARES SILVA