PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

3216-7335/7335

Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANA NUVENS DE ALENCAR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANA NUVENS DE ALENCAR
DATA: 06/03/2018
LOCAL: SALA DO PPGL
TÍTULO: NA TERRA DOS PASSARINHOS, PATATIVA NÃO CANTA SÓ, UM OLHAR SEMIÓTICO DA POESIA DA SERRA DE SANTANA-CE.
PALAVRAS-CHAVES: Palavras chave: Literatura popular; Semiótica; Teoria das zonas antrópicas.
RESUMO: Com vistas à realização do Exame de Qualificação para o doutorado, elaboramos o presente relatório que discrimina as principais atividades realizadas por nós no decorrer do Curso de Doutorado do Programa de Pós Graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na área de concentração “Literatura, Teoria e Crítica”. Consta de três partes: o memorial da vida acadêmica, o projeto de pesquisa e a projeção da tese. Na primeira, expomos inicialmente quadros que permitem visualizar as disciplinas cursadas e os resultados obtidos em cada uma delas. Em seguida, há um detalhamento dos conteúdos estudados, através dos programas fornecidos pelos professores e um breve relato dos trabalhos que produzimos nas diversas etapas de estudo. Acreditamos que o que está posto aqui permite formular uma ideia da trajetória seguida por nós durante o curso, como também da importância de cada disciplina para nosso crescimento intelectual e para o aprimoramento da proposta inicial de trabalho. O projeto de tese propõe o estudo, sob a perspectiva da Semiótica das Culturas, da produção de poetas oriundos do município de Assaré, situado no sul do Ceará, na região do Cariri, a fim de identificar os valores que caracterizam a identidade/especificidade cultural daquela comunidade. A “Tese em andamento” contém, inicialmente, um capítulo sobre a Semiótica das Culturas, teoria que elegemos como base para nossa leitura daquela produção e que pertence à linha francesa de estudos semióticos. Isso justifica a inclusão, nesta seção, de conceitos da teoria-mãe, notadamente sobre o nível discursivo do percurso gerativo da significação. Em seguida, há um segundo capítulo com informações sobre os autores e obras, colhidas através de entrevistas realizadas em alguns municípios do Cariri cearense no segundo semestre do ano de 2017. Apresentamos vinte e cinco poetas, entre versejadores de ocasião e os que exercem o ofício como profissão, nascidos ou radicados na terra do poeta Patativa do Assaré, numa demonstração da força que a poesia baseada na oralidade ainda tem no lugar. Por fim, temos uma análise semiótica de dois poemas de Geraldo Alencar, herdeiro da liderança de Patativa no campo da cultura local. A leitura, feita a partir da Teoria das Zonas Antrópicas de François Rastier, revela e permite refletir sobre um dos valores que parecem definidores da ideologia do lugar: a religiosidade.
Presidente - 338407 - MARIA DE FATIMA BARBOSA DE MESQUITA BATISTA
Interno - 329867 - MARIA DO SOCORRO SILVA DE ARAGAO