PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
3216-7335/7335

Notícias


Banca de DEFESA: SUELLEN RODRIGUES RAMOS DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SUELLEN RODRIGUES RAMOS DA SILVA
DATA: 25/06/2018
HORA: 09:00
LOCAL: SALA DE VIDEOCONFERÊNCIA DO CCHLA
TÍTULO: Autobiografia e Autoficção, Elena e Olmo e A Gaivota:a construção da personagem documental em diálogos com carácteres ficcionais
PALAVRAS-CHAVES: documentário; estetização, autorrepresentação; intertextualidade; suicídio; maternidade
PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: Os documentarios "Elena" (2013), da cineasta mineira Petra Costa, e "Olmo e a gaivota" (2015), tambem realizado por Costa, mas codirigido pela dinamarquesa Lea Glob, constiutuem o corpus desta pesquisa. Tratam-se, portanto, de dois filmes de autoria feminina, ambos protagonizados por mulheres, narrativas centradas em nucleos familiares, utilizando a intertextualidade entre pesonagens documentais e caracteres ficcionais enquanto recurso de estetizacao, e estabelecendo dialogos, sobretudo, com arquetipos femininos. Nesta tese, realiza-se uma analise comparativa de tais obras, observando de que maneira esses documentarios possibilitam a partilha de experiencias pessoais, estetizam a vida cotidiana neles representada e apresentam uma leitura sensivel de suas personagens, sem perderem de vista a relevancia das questoes da serie social constitutivas dos dois filmes, consideradas tabus devido ao silenciamento que as envolvem. Em "Elena", tematiza-se, sobretudo, o suicidio cometido pela personagem homonima, irma da diretora; e em "Olmo e a gaivota", os questionamentos da protagonista, a atriz Olivia Corsini, em sua primeira gestacao, sobre a maternidade e as consequencias de tal escolha em relacao a sua carreira, a sua liberdade e ao seu cotidiano. As duas producoes estruturam-se via narracao homodiegetica, com imersao na interioridade das personagens, suscitando reflexoes sobre a natureza do coumentario em primeira pessoa e a autorrepresentacao, seja das cineastas ou das personagens, e mobilizando os conceitos de autorreflexividade, autobiografia, autoficccao e alterficcao. As obras ainda permitem estabelecer conexoes com dois documentarios pessoais, os curtass-metragens "Olhos de ressaca" (2009) e "Encontro com papai Kasper Cartola" (2011), realizados, respectivamente, por Petra Costa e Lea Glob, tambem focados nas relacoes familiares, embasando observacoes a respeito de elementos recorrentes que constituem tracos estilisticos.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 335040 - LUCIA FATIMA FERNANDES NOBRE
Presidente - 1356709 - LUIZ ANTONIO MOUSINHO MAGALHAES