PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: BÁRBARA CAVALCANTI BARROS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BÁRBARA CAVALCANTI BARROS
DATA: 20/08/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Link: meet.google.com/cmu-gcyh-ygn
TÍTULO: Investigação do mecanismo de ação preventivo da Spirulina platensis nas alterações do acoplamento eletromecânico induzidas pelo treinamento de força em útero de ratas Wistar.
PALAVRAS-CHAVES: 1. Spirulina platensis. 2. Treinamento de força. 3. Contração uterina. 4. Alterações morfológicas. 5. Óxido nítrico. 6. Fosfolipase A2. 7.Estresse oxidativo.
PÁGINAS: 129
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: O exercício físico é uma alternativa para a redução de riscos relacionados a doenças crônicas, no entanto, o treinamento inadequado pode apresentar prejuízos quando não prescrito corretamente, levando a estresse oxidativo e alterações no sistema reprodutor feminino. Em estudos anteriores foi observado que o treinamento de força aumentou a eficácia e diminuiu a potência do KCl e a suplementação com Spirulina platensis (SP) na dose 100 mg/kg preveniu esses efeitos deletérios em útero de ratas Wistar. Dessa forma, decidiu-se investigar o mecanismo de ação pelo qual a SP preveniu as alterações de reatividade contrátil eletromecânica induzidas pelo treinamento de força em útero de rata. Os procedimentos experimentais foram aprovados pela CEUA/UFPB (certidão 5191200320). Ratas Wistar virgens foram divididas nos grupos: 1) controle (GC); 2) treinadas (GT); 3) treinadas e suplementadas com SP 100 mg/kg (GTSP100), após a eutanásia, o útero foi retirado limpo e suspenso em cuba de banho de órgãos em condições apropriadas, as contrações isométricas induzidas pelo KCl eram monitoradas adequadamente. Foi avaliado parâmetros histomorfométricos do ovário e do útero, e a participação da via do óxido nítrico, da ciclooxigenase e o crosstalk entre as vias do NO e das COX e as vias de estresse oxidativo/defesas antioxidantes nos experimentos de reatividade uterina ao KCl. Com base nos resultados obtidos, observou-se que o treinamento físico induz mudanças histológicas no útero, além de levar a uma hipertrofia uterina e a suplementação com a alga previne os danos histológicos sem alterar a hipertrofia uterina. Tendo em vista que o treinamento induz um aumento de estresse oxidativo e este pode ativar diversas vias, hipotetizamos que o treinamento de força induziria alterações na reatividade uterina por meio da ativação da via do NO e COX, além disso nos questionamos se esse aumento da contração se deu por espécies reativas de oxigênio e a suplementação com a alga preveniria esses efeitos. Observou-se que o treinamento de força aumenta a eficácia contrátil uterina por ter o NO reagindo com ânion superóxido formando peroxinitrito, aumento da síntese de prostanoides contráteis, leva ainda a uma alteração no crosstalk das vias e diminuição da atividade da superóxido dismutase. Ademais, esses efeitos são prevenidos pela suplementação alimentar com S. platensis, por meio da ativação da via do NO, inibição da via das ciclooxigenase, e inibição das espécies reativas de oxigênio. Esses dados, evidenciam que no útero de ratas há alterações provenientes do exercício, caso esses resultados ocorram em mulheres a suplementação com S. platensis torna-se favorável como suplemento alimentar, para prevenir os danos oxidativos e as desregulações em mulheres que praticam treinamento de força a fim de evitar desregulações na resposta contrátil uterina.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALINE DE FREITAS BRITO
Presidente - 337384 - BAGNOLIA ARAUJO COSTA
Interno - 1174357 - ISAC ALMEIDA DE MEDEIROS