PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)

Banca de DEFESA: MARIA FRANNCIELLY SIMOES DE MORAIS

DISCENTE: MARIA FRANNCIELLY SIMOES DE MORAIS
DATA: 27/08/2021
LOCAL: Link: https://meet.google.com/sws-skzy-rrs
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIBACTERIANA DE 2-OXO-2-FENILETIL BENZOATO FRENTE À LINHAGENS DE Escherichia coli PATOGÊNICAS E DE ORIGEM HOSPITALAR
PALAVRAS-CHAVES: Escherichia coli, infecções, atividade antibacteriana, compostos orgânicos sintéticos, 2-oxo-2-feniletil benzoato, derivados de brometo de fenacila
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: Escherichia coli, pertencente à família Enterobacteriaceae, é um micro-organismos de grande importância para a saúde pública e devido à sua elevada recorrência em doenças, tanto no ambiente hospitalar como na comunidade, constitui uma das espécies mais pesquisadas no mundo. Possuem considerável capacidade de adaptação e de desenvolver resistência aos antibióticos, ocupando o terceiro lugar na lista dos “12 patógenos prioritários” resistentes a antibióticos descritos pela Organização Mundial da Saúde. A incidência dessas infecções tem aumentado ao longo das décadas, apresentando altas taxas de mortalidade com frequentes falhas terapêuticas, aumentando a necessidade de encontrar novas substâncias com propriedades antimicrobianas que sejam eficazes no combate a estes microrganismos. Nesse sentido, os compostos orgânicos sintéticos constituem uma importante fonte de novas substancias e tem auxiliado na descoberta de muitas terapias que melhoraram, significativamente, a saúde humana. Diante disso, este estudo avaliou a atividade antibacteriana da molécula 2-oxo-2-feniletil benzoato contra 15 linhagens clínicas de Escherichia coli através de ensaios realizados in vitro. A atividade antibacteriana foi avaliada através da determinação da Concentração Inibitória Mínima (CIM), Concentração Bactericida Mínima (CBM) e estudos de associação da molécula de 2-oxo-2-feniletil benzoato com um antibiótico-padrão (Imipeném) através da obtenção do Índice da Concentração Inibitória Fracionada (ICIF). Na avaliação da atividade antibacteriana, a substância apresentou CIM de 256 μg/mL e CBM de 1024 μg/mL. Logo, pode-se consider a atividade antibacteriana da molécula-teste como forte. A associação da molécula 2-oxo-2-feniletil benzoato com Imipeném apresentou efeito de indiferença tanto para linhagem clínica E.C 706 quanto para cepa ATCC-25922. Dessa maneira, reforça-se a necessidade de novos estudos com estratégias, abordagens e tecnologias inovadoras, de modo a elucidar e detalhar por outras vias metodológicas as potencialidades farmacológicas da molécula 2-oxo-2-feniletil benzoato, contribuindo para descoberta de um novo candidato à fármaco.
Presidente - 333921 - EDELTRUDES DE OLIVEIRA LIMA
Interno - 336287 - MARGARETH DE FATIMA FORMIGA MELO DINIZ