PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA (PPGEE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
(83)32167857

Notícias


Banca de DEFESA: EMERSON DE LACERDA SOARES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EMERSON DE LACERDA SOARES
DATA: 19/07/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do CEAR/UFPB
TÍTULO: Sistemas de Conversão de Energia Eólica com Conexão à Rede Monofásica Utilizando Gerador de Indução Duplamente Alimentado
PALAVRAS-CHAVES: Sistemas de Conversão de Energia Eólica. Gerador de Indução Duplamente Alimentado (DFIG). Rede Elétrica Monofásica. Conversores com Número de Chaves Reduzido.
PÁGINAS: 135
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO: O uso do Gerador de Inducao Duplamente Alimentado (DFIG) na geracao de energia eolica vem sendo consolidado devido, principalmente, a possibilidade de funcionamento com velocidade variavel e controle de potencia ativa e reativa fornecida pelo estator de modo desacoplado. Apesar disto, ainda existem poucas solucoes de sistemas de conversao de energia eolica que conectam o DFIG a rede eletrica monofasica. Mesmo as solucoes existentes na literatura, ou operam a velocidade variavel, ou garantem tensoes trifasicas balanceadas e com frequencia constante nos terminais da maquina de modo a alimentar cargas trifasicas sem a necessidade de um conversor adicional. Este trabalho apresenta tres topologias de sistemas de conversao que servem de interface para a conexao do DFIG a rede eletrica monofasica. Os sistemas propostos utilizam conversores CA-CC-CA bidirecionais com diferentes numero de bracos que transformam a tensao da rede eletrica monofasica em tensoes trifasicas equilibradas nos terminais do estator do gerador, alem de um conversor trifasico conectado aos terminais do rotor que garante a operacao do gerador com velocidade variavel. Alem disso, foi desenvolvida uma tecnica para estimar a posicao do rotor sem uso de sensor de velocidade. Sao apresentados os modelos do gerador e dos conversores utilizados, bem como as estrategias de controle e modulacao por largura de pulso (PWM). As comparacoes entre as topologias sao realizadas em termos da tensao minima de barramento CC e das perdas de potencia nas chaves. De modo a verificar o funcionamento das topologias propostas, sao apresentados resultados de simulacao em diversos cenarios, com e sem ligacao de cargas trifasicas ao sistema, alem do estudo de perdas de potencia nos conversores. Resultados experimentais tambem sao apresentados e discutidos, de modo a validar funcionamento das topologias propostas.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2164703 - CAMILA SEIBEL GEHRKE
Interno - 003.387.024-15 - EDISON ROBERTO CABRAL DA SILVA - UT-III
Presidente - 1839060 - NADY ROCHA