PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA (PPGEE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
(83)32167857

Notícias


Banca de DEFESA: RENATO DELADEA TESTI

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RENATO DELADEA TESTI
DATA: 30/07/2018
HORA: 08:00
LOCAL: Auditório do CEAR/UFPB
TÍTULO: ALGORITIMO BASEADO EM ENXAME DE PARTÍCULAS PARA OTIMIZAÇÃO DA CONTRATAÇÃO DO MONTANTE DE USO DO SISTEMA DE TRANSMISSÃO
PALAVRAS-CHAVES: Otimização por enxame de partículas, Montante de Uso do Sistema de Transmissão, Potência Contratada, sistema elétrico de distribuição, concessionária.
PÁGINAS: 74
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO: Foi definido pelo orgao regulador brasileiro (ANEEL) que as distribuidoras devem contratar, para cada ponto de conexao entre o sistema da distribuidora e a transmissora, a demanda necessaria para utilizacao do seu sistema eletrico. Essa contratacao e conhecida como montante de uso do sistema de transmissao (MUST). A partir destes montantes sao definidas as tarifas de uso da rede de transmissao, estabelecendo dessa forma os encargos de transmissao a serem pagos pelas distribuidoras e repassados pela empresa nas contas de energia. Este trabalho propoe um algoritmo baseado em enxame de particulas (PSO) para determinar uma solucao otima para a da contratacao do montante do sistema de transmissao , com o objetivo de garantir o menor custo para contratacao sem que haja qualquer tipo de perda operacional na empresa, assim como a qualidade e a continuidade do fornecimento de energia para os consumidores. Sera realizado uma comparacao entre o processo atual realizado pelas distribuidora e ometodo proposto e sera aplicado case de um sistema eletrico de distribuicao real e apresentados os resultados entre o metodo tradicional aplicado na concessionaria e o metodo proposto para realizacao da contratacao.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 335861 - CLIVALDO SILVA DE ARAUJO
Externo ao Programa - 1315654 - ROGERIO GASPAR DE ALMEIDA
Presidente - 1972270 - YURI PERCY MOLINA RODRIGUEZ