PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA (PPGEE)

(83)32167857

Banca de QUALIFICAÇÃO: LEONARDO TEODOSIO DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEONARDO TEODOSIO DA COSTA
DATA: 22/08/2018
LOCAL: Auditório do CEAR/UFPB
TÍTULO: Análise e desempenho de um sistema fotovoltaico conectado a uma rede elétrica não-senoidal
PALAVRAS-CHAVES: conectado à rede, controle repetitivo, inversor de tensão, Teoria PQ
RESUMO: Este trabalho apresenta uma metodologia de análise e desempenho de um sistema de geração de energia fotovoltaica isolado conectado à rede, composto por módulos fotovoltaicos, conversor CC-CC Push-Pull alimentado em corrente, inversor de tensão monofásico em ponte completa, filtro LCL e um sistema de controle baseados em simulações no ambiente Simulink/Matlab®. A maior controvérsia está na qualificação e quantificação da potência ativa e reativa. Logo, visa contribuir aos estudos em regimes não senoidais nas definições de potência elétrica, tecendo comentários sobre a potência ativa e suas implicações. A análise e desempenho do sistema proposto é feito a partir de estudos da teoria da potência ativa e reativa instantânea Teoria PQ quantificando de potência ativa que pode ser injetado na rede elétrica. Os primeiros resultados experimentais são obtidos no Laboratório de Otimização de Sistemas Elétricos – LOSE na Universidade Federal da Paraíba – UFPB.
Presidente - 1558977 - DARLAN ALEXANDRIA FERNANDES
Interno - 1311843 - ALEXANDRE CEZAR DE CASTRO