PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA (PPGEE)

(83)32167857

Banca de QUALIFICAÇÃO: IGLEYCE KELLY ALVES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IGLEYCE KELLY ALVES DA SILVA
DATA: 12/07/2019
LOCAL: Auditório do CEAR/UFPB
TÍTULO: Controle de Conversores em Sistemas de Potência
PALAVRAS-CHAVES: Inversor tipo fonte de tensão. Filtro LCL. Geração distribuída. Controle. DIgSILENT. PLL (Phase-Locked Loop). Microrrede.
RESUMO: Este trabalho apresenta a modelagem do controle do inversor no DIgSILENT Power Factory para analisar os efeitos de unidades de geração distribuída na rede de distribuição. Para a realização da modelagem foi utilizado o bloco “Composite Model”, que consiste em um modelo composto, objeto vantajoso usado para conectar os modelos do elemento dentro de um sistema dinâmico. Dessa forma, o uso dessa ferramenta possibilita uma análise bastante detalhada do comportamento dinâmico do sistema, permitindo o controle das variáveis desse sistema. Para a conexão do inversor com a rede é necessária a utilização de um filtro, assim, este trabalho apresenta o projeto detalhado do filtro LCL e sua operação conectado ao inversor. Realizadas a modelagem do controle e o projeto do filtro, foi então apresentado o comportamento da corrente de saída do filtro, bem como das correntes de entrada do bloco de controle de corrente e das potências ativa e reativa, todas estas para o caso em que são injetadas potências no bloco de controle de potência. Por fim, o inversor, juntamente com o filtro LCL foi implementado em um sistema de grande porte para a análise do comportamento do sistema nesse caso em questão. O filtro LCL foi novamente projetado para esse caso em que as potências são elevadas e os resultados foram apresentados e analisados, mostrando-se satisfatórios para a situação em que o inversor opera sem controle.
Interno - 335861 - CLIVALDO SILVA DE ARAUJO
Externo ao Programa - 1315654 - ROGERIO GASPAR DE ALMEIDA