PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA (PPGEE)

(83)32167857

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIANA RODRIGUES VILLARIM

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIANA RODRIGUES VILLARIM
DATA: 21/02/2020
LOCAL: Auditório do CEAR/UFPB
TÍTULO: Estudo, Caracterização e Desenvolvimento de um Sensor Sem Fio, Portátil e de Baixo Consumo para Monitoramento Distribuído de Material Particulado
PALAVRAS-CHAVES: Material Particulado, Poluição Atmosférica, Qualidade do Ar, Rede de Sensores Sem Fio, Sensores Sem Fio.
RESUMO: A poluição atmosférica está relacionada à causa e ao agravamento de diversas doenças, além de causar danos ecológicos ao meio ambiente, solo e água. Neste trabalho foi desenvolvido um sensor sem fio e portátil para medição do poluente do ar Material Particulado (MP). Os principais componentes do nó sensor são o sensor PPD42NS, que utiliza o método de espalhamento de luz para detecção de partículas, o sensor ambiental BME680, que fornece dados de temperatura, umidade, entre outros e o microcontrolador Adafruit Feather M0 RFM95. O sensor pode fazer parte de uma Rede de Sensores Sem Fio distribuída pelas principais avenidas da cidade, onde será possível identificar rotas, horários e dias de semanas com os maiores índices de poluição atmosférica para alertar a população e controlar as emissões de poluentes. Foi analisado o comportamento da tecnologia sem fio LoRa, escolhida para comunicação entre o nó sensor e o receptor, responsável por armazenar os dados, devido à sua robustez e amplo alcance, apesar de transmitir apenas pequenas taxas de transferência de dados. Com o PPD42NS foram realizados dois experimentos distintos. O primeiro experimento realiza a sua calibração a partir do equipamento de referência, o HiVol 3000, corrigindo os seus valores de medição. O segundo experimento propõe reduzir o consumo de energia a partir da substituição dos componentes eletrônicos do sensor PPD42NS pelo processamento digital, então foi calibrada a saída eliminando os componentes eletrônicos a partir da saída digital. Os valores de correlação linear obtidos nos dois experimentos foram superior a 0,9, indicando uma forte associação entre as variáveis. Portanto, o sensor desenvolvido fornece medições precisas e pode auxiliar no monitoramento da qualidade do ar nas cidades.
Externo ao Programa - 1753873 - ABEL CAVALCANTE LIMA FILHO
Presidente - 1523920 - CLEONILSON PROTASIO DE SOUZA