PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA (PPGEE)

(83)32167857

Banca de QUALIFICAÇÃO: LAYSA LUCIA DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAYSA LUCIA DE SOUZA
DATA: 25/08/2020
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: Estudo do Controle Preditivo Baseado em Modelo Aplicado em Filtros Ativos de Potência Paralelos
PALAVRAS-CHAVES: Inversores Conectados em Paralelo; Controle Preditivo; Filtro Ativo Paralelo; Função Custo.
RESUMO: Este trabalho apresenta um modelo de controle preditivo aplicado a Filtros Ativos Paralelos (FAP): o FAP convencional e o FAP com dois inversores trifásicos conectados em paralelo compartilhando o mesmo barramento CC. Para determinação do algoritmo de controle, em todos os possíveis vetores de tensão gerados pelo inversor, o modelo em tempo discreto do sistema é utilizado para prever o valor futuro das correntes da rede no caso do FAP convencional, e das correntes do filtro, corrente de circulação e correntes de compensação para o FAP com dois inversores. A presença das correntes de circulação e de compensação ocorrem devido à conexão dos dois inversores em paralelo compartilhando o mesmo barramento CC. O vetor que minimiza o valor da função custo é utilizado no instante seguinte de amostragem. O sistema de controle tem como objetivo garantir que a corrente da rede seja uma curva senoidal com elevado fator de potência, livre de componentes harmônicas injetadas pela carga, além de minimizar a corrente de circulação e as correntes de compensação derivadas da conexão em paralelo entre os inversores. Para comprovar a eficiência do controle preditivo aplicado no FAP com dois inversores em paralelo, os resultados de simulação apresentados também contém simulações do FAP convencional com a modulação PWM e com o controle preditivo proposto.
Interno - 1558977 - DARLAN ALEXANDRIA FERNANDES
Interno - 003.387.024-15 - EDISON ROBERTO CABRAL DA SILVA - UT-III