PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA (PPGEE)

(83)32167857

Banca de QUALIFICAÇÃO: THOMMAS KEVIN SALES FLORES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THOMMAS KEVIN SALES FLORES
DATA: 04/09/2020
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: Controle Adaptativo Utilizando o Critério da Máxima Correntropia Aplicado a um Sistema de Bombeamento de Água
PALAVRAS-CHAVES: Controle adaptativo indireto. Critério da Máxima Correntropia. Sistemas de bombeamento de água, Modelo de referência.
RESUMO: A escassez dos recursos hídricos concomitantemente com as perspectivas de urbanização, é fundamental para estabelecer práticas que possibilitam reduzir perdas e aprimorar o sistema de distribuição de água. Diante disto, evidencia-se a necessidade da aplicação de metodologias de controle e automação, desde a captação até a distribuição ao consumidor final, a fim de diminuir perdas, aumentar a eficiência energética e a longevidade dos dispositivos que compõem a rede. Assim, ao longo dos anos, diversas técnicas de controles foram aplicadas ao controle da pressão, entre elas o controle adaptativo. No entanto, o método adotado para a escolha das velocidades de adaptação é empírico e não possui uma metodologia bem definida para ajustar o algoritmo de adaptação e estimação. Além disso, grande parte destes tipos de controladores utilizam o Erro Médio Quadrático (EMQ) como critério para minimização do erro de rastreamento, porém este método limita-se a extrair informação apenas dos momentos estatísticos de primeira e segunda ordem, consequentemente perdendo informação. De tal modo, o presente trabalho tem como objetivo apresentar uma metodologia fundamentado no Critério da Máxima Correntropia com kernel Gaussiano para a sintonia de um controlador adaptativo indireto por modelo de referência, para a modelagem e controle em tempo real de um sistema de bombeamento de água. Inicialmente, buscou-se avaliar o impacto da variação da largura do kernel e janela de observação no algoritmo de estimação paramétrica e no mecanismo de ajuste dos parâmetros do controlador, por meio de superfícies dos índices ISE, IAE, ITAE e MAPE. Após realizar a sintonia do controlador, avaliou-se a robustez deste controlador quando o sistema é sujeito a mudanças no sinal de referência, alteração da característica da planta, presença de ruídos e perturbações de diferentes de distribuições probabilísticas. Diante dos resultados obtidos até está etapa da pesquisa, nota-se que a metodologia proposta para sintonia deste tipo de controlador é: promissora por ser intuitiva; possui baixo número de parâmetros a serem ajustados; é robusta a variação paramétrica, mudança do valor desejado, ruídos e perturbações e seu critério envolver momentos estatísticos de ordem superior, aumentando a quantidade de informação extraída do erro de rastreamento, fato que não acontece no critério do erro médio quadrático, o qual é amplamente utilizado nos métodos clássicos. Ao final desta pesquisa, busca-se aplicar está metodologia em uma bancada experimental com diferentes zonas topográficas para controlar a velocidade do conjunto motobomba e ângulo da válvula de controle.
Presidente - 1972280 - JUAN MOISES MAURICIO VILLANUEVA
Interno - 1839060 - NADY ROCHA