PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA (PPGEE)

(83)32167857

Banca de DEFESA: GILIELSON FIGUEREDO DA PAZ

DISCENTE: GILIELSON FIGUEREDO DA PAZ
DATA: 15/12/2020
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: Controle Direto de Torque Para Uma Máquina de Indução Eneafásica Com Redução de Correntes Harmônicas
PALAVRAS-CHAVES: Máquina Eneafásica, SVD, DTC, Vetores Virtuais,Componentes Harmônicas.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO: As máquinas elétricas de indução são responsáveis pela maior parte da força motriz nos ambientes fabris do mundo, sendo a maior representatividade na matriz de consumo energética das indústrias brasileiras. Essa posição estratégica evidencia as pesquisas na melhoria do desenvolvimento das máquinas e de técnicas de acionamento robustas que tragam economia de energia e nanceira. Neste contexto, as máquinas elétricas de indução multifásicas vêm se destacando ao longo dos anos em aplicações especícas como propulsão de navios e veículos elétricos, elevadores e aeronaves. Algumas vantagens apresentadas por essas máquinas que motivaram as crescentes pesquisas são: alta eciência, tolerância a falhas, maior densidade de potência e maior conabilidade. Por esse motivo, o desenvolvimento de técnicas de acionamento a velocidade variável, como o controle direto de torque (do inglês direct torque control - DTC), para as máquinas multifásicas é essencial. O DTC apresenta simplicidade de implementação, robustez e menor esforço computacional. Este trabalho discute um método de controle direto de torque que utiliza vetores virtuais de tensão para reduzir a distorção harmônica da corrente de fase em um sistema de acionamento de uma máquina de indução simétrica eneafásica. Como o DTC clássico é uma adaptação direta do controle trifásico, ele não leva em conta a presença das componentes de correntes harmônicas obtidas a partir da técnica de decomposição de vetores espaciais (do inglês space vector decomposition - SVD). Assim, no DTC clássico, essas componentes de correntes harmônicas assumem amplitudes altas, causando distorção nas correntes de fase. Desta forma, é mostrado que o DTC com vetores virtuais minimiza as componentes indesejadas, reduzindo signicativamente a distorção nas correntes de fase, mantendo a rápida resposta dinâmica do DTC clássico.
Presidente - 1606978 - ISAAC SOARES DE FREITAS
Externo à Instituição - ITALO ROGER FERREIRA MORENO DA SILVA