PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA (PPGEE)

(83)32167857

Banca de DEFESA: GLEICE MYLENA DA SILVA RODRIGUES

DISCENTE: GLEICE MYLENA DA SILVA RODRIGUES
DATA: 15/12/2020
TÍTULO: Controle Preditivo Aplicado a Conversores Estáticos de Potência
PALAVRAS-CHAVES: Controle Preditivo, Controle de Corrente, Qualidade de Energia, Conversor CC-CA, Conversor CA-CC.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO: Avanços tecnológicos em processadores de sinais digitais têm propiciado a implementação de esquemas de controle mais avançados dentro da eletrônica de potência. O controle preditivo, devido a grande quantidade de cálculos necessários em sua implementação, tem se beneficiado desta modernização, ressurgindo como um alternativa na busca por melhor desempenho de sistemas conversores de potência em termos de eficiência e qualidade de energia. Neste trabalho, duas estratégias de controle preditivo são empregadas no controle de corrente de um conversor trifásico CA-CC semicontrolado e de um conversor monofásico CC-CA multinível. A primeira estratégia, FCS-MPC (do inglês Finite Control Set Model Predictive Control), realiza a previsão de corrente a partir dos vetores de estado de chaveamento para que a partir de uma função custo se escolha o vetor que minimiza esta função. A segunda, M2PC (do inglês Modulated Model Predictive Control), utiliza da mesma metodologia, porém adicionando um estágio de modulação ao esquema de controle, o que permite a fixação da frequência de chaveamento e melhoria no desempenho do sistema em termos de qualidade de energia. A verificação do funcionamento e validação dos sistemas propostos são realizadas a partir de resultados de simulação e experimentais e o desempenho das técnicas de controle preditivo é avaliado através da comparação com técnicas de controle clássicas.
Externo à Instituição - ALFEU JOAOZINHO SGUAREZI FILHO
Interno - 1558977 - DARLAN ALEXANDRIA FERNANDES