PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA (PPGEE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
(83)32167857

Notícias


Banca de DEFESA: MARIA CECÍLIA COSTA LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA CECÍLIA COSTA LIMA
DATA: 22/02/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: ANÁLISE DOS IMPACTOS, BASEADA NA IMPEDÂNCIA, TENSÃO E FATOR DE POTÊNCIA, DA INSERÇÃO DA GERAÇÃO DISTRIBUÍDA NAS REDES ELÉTRICAS
PALAVRAS-CHAVES: Geração Distribuída, Análise de Fator de Potência, Índices de sensibilidade, Fontes Renováveis, Análise de Sobretensão.
PÁGINAS: 48
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO: Ossistemasdedistribuiçãotradicionaisforamprojetadosassumindoageraçãocentralizada como fonte principal de geração de energia. A introdução da geração distribuída (GD) nesses sistemas leva a algumas situações operacionais que não ocorrem em um sistema dito “convencional”, tornando necessários estudos do impacto que esta inserção ocasiona na rede elétrica. Dessa forma, uma análise desses impactos é um tema de extrema importância nos dias atuais, visto o aumento do uso da GD e os desafios que esta impõe aos operadores do sistema elétrico. Considerando o tema, este trabalho consiste em uma análise da sensibilidade de pontos de acoplamento comum (PAC) frente a inserção de GDs, modelando circuitos com base nas Leis de Kirchhoff, Lei de Ohm, matriz admitância e utilizando fontes de corrente ideais que caracterizam a GD para propor índices de sensibilidade por tensão e por impedância de cada ponto de acoplamento comum (PAC). O estudo avalia a influência da GD nos níveis de tensão de sistemas com 4 e 16 PACs, calculando a matriz admitância desses sistemas no software MATLAB®. Foram consideradas variações na carga, na impedância da rede e variações no FP das GDs para avaliar as variações de tensão nos sistemas. Os resultados mostram-se satisfatórios para análise de locação ideal sem a necessidade de simulações das redes estudadas, apenas com os parâmetros de impedância da rede, facilmente obtidos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1636976 - FABIANO SALVADORI
Externo ao Programa - 2164703 - CAMILA SEIBEL GEHRKE
Externo à Instituição - FRANKLIN MARTINS PEREIRA PAMPLONA
Externo à Instituição - MARCEL AYRES DE ARAUJO