PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA (PPGEE)

(83)32167857

Banca de QUALIFICAÇÃO: OSMAR LUCAS DIAS AIRES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: OSMAR LUCAS DIAS AIRES
DATA: 27/08/2021
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: Impacto da Integração da Geração Fotovoltaica no Conteúdo Harmônico das Microrredes
PALAVRAS-CHAVES: Geração Distribuída, Microrrede, Harmônicos, Métodos de Detecção de Harmônicos, Sistema com 13 barras.
RESUMO: Nos últimos anos, a geração distribuída vem se tornando de grande importância e atraindo novas pesquisas no setor elétrico brasileiro. No entanto, a inserção da geração distribuída em um sistema elétrico sem a devida análise dos possíveis impactos, pode ocasionar no surgimento de fenômenos indesejáveis tanto para a concessionária como para o consumidor, como a elevação, abaixamento ou interrupção de tensão, problemas de proteção e controle ocasionando instabilidade no sistema e a baixa qualidade de energia elétrica para o consumidor final. Baseado nisso, este trabalho avalia o impacto da integração da geração fotovoltaica no conteúdo harmônico das microrredes, utilizando como base um modelo modificado do IEEE com 13 barras. A localização de uma fonte PV na microrrede, o seu número de unidades e o seu nível de penetração são usados como parâmetros para verificar os efeitos e as contribuições dos harmônicos no sistema. Métodos de detecção de harmônicos também são apresentados, discutidos e utilizados. As simulações são realizadas por intermédio do software MATLAB/SimulinkTM e os resultados gerados são analisados em sua respectiva seção.
Presidente - 1636976 - FABIANO SALVADORI
Externo à Instituição - KLEBER FREIRE DA SILVA