PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA (PPGEE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
(83)32167857

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: JAYNE DOS SANTOS LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAYNE DOS SANTOS LIMA
DATA: 31/08/2021
HORA: 16:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: MEDIÇÃO DE VAZÃO DE CALDO CALEADO EM UMA USINA DO SETOR SUCROENERGETICO UTILIZANDO SOFTSENSORS BASEADO EM REDES NEURAIS ARTIFICIAIS
PALAVRAS-CHAVES: Setor sucroenergético; Usina 4.0; Sensores virtuais; Inteligência Artificial; Redes Neurais Artificiais; Indústria 4.0.
PÁGINAS: 37
RESUMO: Na busca do aumento da produtividade a indústria desenvolveu estratégias tecnológicas para atingir esse objetivo, estratégia esta chamada de Indústria 4.0. No setor sucroenergético, plantas industriais buscam ferramentas capazes de otimizar os processos e diminuir o intervalo de tempo de paradas não programadas aliados a um baixo custo com manutenção. Este trabalho propõe realizar a modelagem de um Softsensor para medição de vazão do caldo de entrada de um decantador (caldo caleado), utilizando a técnica de redes neurais artificiais. A vazão de caldo caleado é uma importante variável no processo de fabricação de açúcar e etanol, pois influencia diretamente no balanço térmico da usina, além de determinar a quantidade de insumos necessária para garantir a qualidade do açúcar. Nesta abordagem são utilizados os dados de uma planta sucroenergética localizada no interior de Pernambuco, Camutanga, para criar um banco de conhecimento para o sistema através do histórico do sistema do tratamento de caldo, e desta forma construir um sensor virtual capaz de medir a vazão de caldo caleado, para garantia da eficiência de medição em casos de falhas do equipamento físico. Os resultados apresentados pelo modelo a partir de testes, em três cenários diferentes, mostraram a robustez do modelo proposto, e em todos os cenários o desvio padrão foi abaixo de 3%.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1972280 - JUAN MOISES MAURICIO VILLANUEVA
Interno - 1839060 - NADY ROCHA
Externo à Instituição - VLADIMIRO HENRIQUE BARROSA PINTO DE MIRANDA