PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA (PPGEE)

(83)32167857

Banca de DEFESA: CELSO MACHADO MAIA PADILHA

DISCENTE: CELSO MACHADO MAIA PADILHA
DATA: 27/11/2015
LOCAL: Auditório do CEAR
TÍTULO: SISTEMA PARA AQUISIÇÃO DE SINAIS DE TENSÃO E CORRENTE PARA CONTROLE DO FLUXO DE POTÊNCIA UTILIZANDO PLATAFORMA BEAGLEBONE BLACK
PALAVRAS-CHAVES: Plataformas de desenvolvimento, Beaglebone Black, Raspberry Pi, Intel Galileo, Arduino, NBENCH, redes inteligentes.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO: No atual cenário mundial, a crise do setor elétrico está cada vez mais evidente, e para se manter um nível de desenvolvimento econômico compatível com este crescimento, muitos países estão investindo no aumento da produção de energia elétrica a partir de diversas fontes, sejam estas renováveis e limpas ou não, para suprir a crescente demanda. A integração dessas novas fontes de energia demandam coordenação em tempo real. Dessa forma, unidades confiáveis de monitoramento, processamento e transmissão de dados são necessárias. Neste trabalho propõe-se a implementação de um sistema para aquisição de dados para sinais de tensão e corrente, por meio de uma plataforma de desenvolvimento embarcado de baixo custo associado, aliado a um módulo de aquisição e condicionamento de sinais para o controle do fluxo de potência com foco de aplicação em Redes Elétricas Inteligentes - REI (do inglês Smart Grid). O sistema é responsável por realizar a aquisição da tensão e da corrente fornecidos pela rede elétrica e transformar-los para informações analisáveis, possibilitando assim, manipulação por sistemas supervisórios. Com estes dados, os sistemas supervisórios podem, além de analisar, tomar decisões baseadas nas informações fornecidas pela plataforma e utilizar-las para aplicar em diversos conceitos presentes nas REIs, tais como controle do fluxo de energia, minimização dos efeitos da falta da energia elétrica, concepção de geração distribuída a partir de fontes renováveis, identificação de furtos de energia, redução de perdas técnicas, monitoramento da qualidade de energia e outros. Para o desenvolvimento deste sistema foi utilizado a plataforma de desenvolvimento Beaglebone Black©, associada a uma unidade de condicionamento de sinais de tensão e corrente desenvolvido pelo programa no Laboratório de Otimização de Sistemas de Energia (LOSE) do Departamento de Engenharia Elétrica (DEE), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Este módulo é reponsável por condicionar os sinais de tensão e corrente fornecidos pela rede elétrica adequando-os às especificações necessárias para leitura e conversão na plataforma de desenvolvimento Beaglebone Black©.
Externo à Instituição - ALEXANDRE CUNHA OLIVEIRA
Externo ao Programa - 2164703 - CAMILA SEIBEL GEHRKE