PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA (PPGEE)

(83)32167857

Banca de DEFESA: LEONARDO ALVES DIAS

DISCENTE: LEONARDO ALVES DIAS
DATA: 29/02/2016
LOCAL: Sala de Reuniões do CEAR
TÍTULO: OTIMIZAÇÃO GENÉTICA DE SEQUÊNCIAS DE PADRÕES DE TESTE VISANDO BAIXO-CONSUMO DURANTE O TESTE, BAIXA SOBREÁREA DE HARDWARE E ALTA COBERTURA DE FALHAS
PALAVRAS-CHAVES: Teste de circuitos integrados, geradores de padrões de teste, consumo energético, algoritmo genético, algoritmo de Berlekamp-Massey.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO: Um circuito integrado (CI) em modo de teste tem um maior consumo energético comparado ao modo de operação normal, devido ao elevado número de transições nos nós do circuito. Essas transições são decorrentes dos padrões de teste utilizados para estimular o CI durante a execução do teste, e resultam em uma alta dissipação de potência, o que pode danificar o CI, acarretando em maiores custos para as fabricantes. Assim, neste trabalho é proposto um algoritmo genético para otimização de sequências de padrões de teste visando o baixo consumo energético durante a execução do teste de CIs e mantendo uma alta cobertura de falhas. É proposto também o uso do algoritmo de Berlekamp-Massey (BMA) para sintetizar um gerador de padrões de teste com uma baixa sobreárea de hardware capaz de gerar as sequências otimizadas, possibilitando gerá-las também em técnicas de testabilidade. A otimização das sequências é feita através da redução do número de transições nos nós, sem reduzir a sua cobertura de falhas. Então o BMA é aplicado para obter um registrador de deslocamento com realimentação linear que gere esta sequência. Por fim, simulações foram realizadas com o algoritmo genético para verificar o comportamento em relação a otimização do número de transições, da cobertura de falhas e da sobreárea de hardware.
Externo ao Programa - 2579537 - ALISSON VASCONCELOS DE BRITO
Presidente - 1523920 - CLEONILSON PROTASIO DE SOUZA