PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA (PPGEE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
(83)32167857

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: ELISA MARQUES PEREIRA DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELISA MARQUES PEREIRA DA COSTA
DATA: 15/02/2017
HORA: 16:00
LOCAL: Sala de Reunião 1 - CT
TÍTULO: ALOCAÇÃO INTEGRADA DE BANCOS DE CAPACITORES E REGULADORES DE TENSÃO EM REDES DE DISTRIBUIÇÃO PRIMÁRIA UTILIZANDO ALGORITMOS GENÉTICOS
PALAVRAS-CHAVES: Controle integrado de tensão e reativos, Sistemas de distribuição, Bancos de capacitores, Reguladores de tensão, Algoritmos genéticos.
PÁGINAS: 107
RESUMO: Este trabalho trata do controle integrado de tensão e reativos (volt/var) nos sistemas de distribuição primária a partir de alocação ótima de Bancos de Capacitores (BCs) e Reguladores de Tensão (RT). Uma vez que o planejamento volt/var se caracteriza como um problema multiobjetivo, adota-se uma estratégia de otimização que utiliza dois Algoritmos Genéticos (AGs) de forma encadeada: o algoritmo de capacitores estabelece a localização, o dimensionamento e o tipo (fixo ou chaveado) dos BCs que devem ser instalados na rede de modo a garantir redução de perdas, enquanto o algoritmo de reguladores de tensão define a localização e os taps de operação dos RTs visando a minimização dos desvios de tensão nas barras do alimentador. A formulação matemática da função objetivo de cada AG se baseia na minimização de custos. A metodologia proposta é validada a partir de um sistema de 10 barras proposto na literatura e os resultados para um sistema real de distribuição radial de 63 barras também são apresentados, garantindo redução significativa de perdas e melhoria do perfil de tensão nas barras do sistema. Como etapa futura, busca-se comparar o desempenho da metodologia desenvolvida com um AG multiobjetivo proposto na literatura para solução do problema volt/var.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1311843 - ALEXANDRE CEZAR DE CASTRO
Externo à Instituição - FRANKLIN MARTINS PEREIRA PAMPLONA
Externo ao Programa - 1984771 - HELON DAVID DE MACEDO BRAZ
Presidente - 1972270 - YURI PERCY MOLINA RODRIGUEZ