PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA (PPGEE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Notícias


Banca de DEFESA: IURI MIRANDA DOS ANJOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IURI MIRANDA DOS ANJOS
DATA: 24/07/2017
HORA: 16:00
LOCAL: Auditório do CEAR
TÍTULO: SISTEMA DE CONTROLE MIMO USANDO LÓGICA FUZZY PARA VÉICULO ELÉTRICO DE DUAS RODAS
PALAVRAS-CHAVES: Veículos elétricos, controlador MIMO, microcontrolador, lógica fuzzy, PWM.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO: Este trabalho de pesquisa ira apresentar a concepcao de um veiculo eletrico de duas rodas que sera controlado por um sistema misto baseado em logica fuzzy e PID. O controlador que esta sendo desenvolvido e um sistema com multiplas entradas e multiplas saidas que no ingles e denominado de Multiple Input – Multiple Output (MIMO). O sistema de controle recebera como variaveis de entrada as velocidades dos motores e a inclinacao do guidao do veiculo. A velocidade medida sera realizada pelo microcontrolador Arduino, a partir da captura do sinal enviado por um encoder optico fixado no eixo da armadura do motor, a velocidade de referencia sera coletada conforme inclinacao do giroscopio fixado no guidao do veiculo, baseado nas informacoes de entrada relativo a velocidade de referencia e velocidade medida, sera controlado os valores medio da tensao eletrica aplicada ao motor de CC do veiculo, colocando-o na direcao e na velocidade desejada. A variacao da tensao media para energizacao dos motores sera realizado por meio de um sinal de modulacao por largura de pulso (Pulse Width Modulation – PWM). Um prototipo foi construido com dois motores de corrente continua acoplados um em cada roda do veiculo, assim os pneus do veiculo serao controlados independentemente um do outro, mas sincronizados com o movimento que sera solicitado. A direcao e velocidade de movimento do veiculo serao conseguidos pela atuacao do condutor sobre o guidao inclinado-o na direcao e sentido do movimento desejado. Um sistema de instrumentacao eletronica sera aplicada para leitura das variaveis de entrada e envio dos resultados da saida em forma de um sinal PWM para alimentacao do motor. Sensores do tipo encoder e giroscopio serao utilizados para medicao de velocidade e inclinacao do guidao respectivamente. A eletronica de potencia tambem sera desenvolvida como interface para alimentacao dos motores CC. Um sistema microcontrolado sera utilizado com a finalidade de gerenciamento da velocidade, direcao e sentido desejado.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2333186 - CICERO DA ROCHA SOUTO
Interno - 1783447 - EULER CASSIO TAVARES DE MACEDO
Interno - 331973 - SIMPLICIO ARNAUD DA SILVA
Externo ao Programa - 1942411 - ALEXSANDRO JOSÉ VIRGINIO DOS SANTOS