PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA (PPGEE)

(83)32167857

Banca de QUALIFICAÇÃO: LARISSA AGUIAR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LARISSA AGUIAR
DATA: 28/08/2017
LOCAL: Auditório do CEAR
TÍTULO: PROPOSTA DE APLICAÇÃO DE REDES DE SENSORES SEM FIO EM LINHA PARA MONITORAMENTO URBANO
PALAVRAS-CHAVES: Redes de Sensores Sem Fio; Redes de Sensores Sem Fio em Linha; Protocolos de Roteamento; Difusão Direcionada.
RESUMO: Redes de Sensores Sem Fio (RSSF) estão alcançando uma grande importância ultimamente, devido às características dos nós sensores (que estão se tornando cada vez menores e com preços mais acessíveis, possibilitando o avanço em termos de processamento, armazenamento, memória e comunicações mais precisas). Com isso, a medida que o custo dos nós está diminuindo, a possibilidade da utilização de grandes quantidades desses nós aumenta. Há uma grande variedade de aplicações de RSSFs em áreas ambientais, militares, comerciais, de saúde, dentre outras. Algumas das aplicações envolvem monitorar determinados ambientes ou estruturas utilizando a disposição dos nós sensores em linha. Essas aplicações são definidas como Redes de Sensores Sem Fio em Linha (RSSFLs). Uma RSSFL é caracterizada por ser uma rede em que todos os nós estão posicionados entre uma faixa contínua delimitada por duas linhas paralelas que se estendem por uma distância relativamente muito mais longa em comparação com seu alcance de transmissão. As RSSFLs se diferenciam de outras devido ao longo alcance de monitoramento, empregando transmissões de múltiplos saltos que por consequência levam a atrasos na propagação dos dados da rede. Para o monitoramento urbano realizado neste trabalho, a disposição dos nós sensores será um caso particular de uma RSSFL, visto que eles estarão posicionados estritamente em uma linha. Este trabalho tem como intenção principal realizar um estudo de um protocolo de comunicação visando aumento de confiabilidade e para dar suporte a uma proposta de uma RSSFL para monitoramento urbano aplicável em avenidas de uma determinada cidade. Visando melhorar a confiabilidade da comunicação e a tolerância a falhas de uma RSSFL, é necessário o desenvolvimento de um protocolo de roteamento para otimizar a comunicação entre os nós sensores de acordo com a topologia de rede. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é o estudo dos protocolos de roteamento para selecionar o protocolo mais adequado à implementação de uma RSSF para a aplicação aumejada. Além disso, foram estudadas algumas ferramentas de simulação de RSSF a fim de escolher a mais adequada para uso no trabalho. Ao fim do estudo, o ambiente de simulação do OMNet++/Castalia se destacou entre os demais, tendo sido escolhido para executar simulações para validar o protocolo proposto. Em seguida, serão analisados os resultados de simulação do protocolo proposto com o Difusão Direcionada em termos de confiabilidade da rede, consumo de energia dos nós, tempo de vida da rede e QoS (Quality of Service).
Presidente - 1523920 - CLEONILSON PROTASIO DE SOUZA
Externo ao Programa - 1718473 - FABRICIO BRAGA SOARES DE CARVALHO