PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA (PPGEE)

(83)32167857

Banca de QUALIFICAÇÃO: RONNAN DE BRITO CARDOSO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RONNAN DE BRITO CARDOSO
DATA: 30/08/2017
LOCAL: Auditório do CEAR
TÍTULO: Sistema Fotovoltaico com Integração de um Conversor Elevador de Tensão Contínua a Capacitor Chaveado e um Inversor de Três níveis a Diodo Grampeado: Utilização da Sequência de Fibonnaci nas Condições de Sombreamento Parcial
PALAVRAS-CHAVES: Sistemas fotovoltaicos, sombreamento parcial, rastreamento do ponto de máxima potência, sequência de Fibonacci, capacitor chaveado, diodo grampeado.
RESUMO: Devido à crescente integração de sistemas fotovoltaicos ao ambiente urbano, principalmente sobre os telhados das edificações, torna-se frequente o funcionamento desse sistema sob condição de sombreamento parcial, provocado por estruturas próximas à instalação. As curvas características dos módulos/arranjos fotovoltaicos possuem um comportamento não linear e, quando submetidos a condição de sombreamento parcial, podem ocorrer o surgimento de pontos distintos de máxima potência, dificultando o rastreamento do ponto de operação em que é extraído a maior potência elétrica, o que resulta em perdas de geração. Com o intuito de minimizar esse problema, este trabalho aborda uma técnica de rastreamento do ponto de máxima potência baseado na sequência de Fibonacci, capaz de buscar a operação do sistema no ponto de máximo global. Integrado ao sistema fotovoltaico, foi estudada uma topologia resultante da associação de um conversor CC-CC boost convencional com um dobrador de tensão a capacitor chaveado, responsável por rastrear o ponto de máxima potência e regular/elevar a tensão com elevado ganho estático. E um inversor de três níveis a diodo grampeado com a finalidade de alimentar uma carga monofásica. Resultados de simulação validam inicialmente o sistema proposto.
Externo ao Programa - 2164703 - CAMILA SEIBEL GEHRKE
Presidente - 1558977 - DARLAN ALEXANDRIA FERNANDES