PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA (PPGEE)

(83)32167857

Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISTIANE DOS SANTOS SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CRISTIANE DOS SANTOS SILVA
DATA: 30/08/2017
LOCAL: Auditório do CEAR
TÍTULO: MODELAGEM DO DESPACHO ECONÔMICO DE ENERGIA ELÉTRICA EM MICROGRID
PALAVRAS-CHAVES: Despacho Econômico, Microgrid, Otimização, Despacho Ambiental, GAMS, Mercado de Eletricicade.
RESUMO: Ao longo do tempo a demanda por energia elétrica tem aumentado, novas fontes de energia estão sendo inseridas no Sistema Elétrico, que esta cada vez mais interligado e com topologia diversificada com a inserção das microgrids. Diante deste panorama as empresas de geração estão sempre buscando aumentar a eficiência de suas unidades geradoras e reduzir custos; pois os investimentos em unidades de produção de energia elétrica são elevados, e os recursos imprescindíveis à sua operação são consideráveis e limitados. Assim, atualmente, um dos principais objetivos na operação dos mercados de eletricidade é a otimização destes recursos, nascendo a questão de como despachar as usinas para atender à demanda de forma mais econômica e eficaz. Esse problema ficou conhecido como despacho econômico, que tem como objetivo determinar a melhor combinação de potências que atenda às necessidades da carga ao menor custo. Entretanto devido à crescente preocupação com as emissões oriundas do processo de geração, surgiu a necessidade de realizar além do despacho econômico, o despacho ambiental, que se propõe a minimizar a emissão de poluentes provenientes da geração termoelétrica. Deste modo o problema de despacho econômico e ambiental tem um papel fundamental no funcionamento do Sistema Elétrico. Visando estudar esse problema, este trabalho propõe a implementação em GAMS para resolver o problema do despacho levando em conta os problemas econômicos e da emissão combinados por uma função multiobjetivo com restrições de geração e transmissão. Os resultados obtidos mostram que a estratégia proposta aplicada a sistemas realistas, foi bem-sucedida.
Interno - 1984771 - HELON DAVID DE MACEDO BRAZ
Externo ao Programa - 1315654 - ROGERIO GASPAR DE ALMEIDA