PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA (PPGEE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
(83)32167857

Notícias


Banca de DEFESA: GUILHERME PENHA DA SILVA JUNIOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GUILHERME PENHA DA SILVA JUNIOR
DATA: 07/08/2017
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório do CEAR
TÍTULO: Controle de Reativos Utilizando Geradores de Indução de Dupla Alimentação (DFIG) na Melhoria da Estabilidade do Sistema Elétrico de Potência
PALAVRAS-CHAVES: Sistema elétrico de potência, Integração geração eólica, DFIG, Estabilidade transitória, Energia reativa.
PÁGINAS: 140
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO: Diante da crescente penetracao da energia eletrica gerada por unidades eolicas no sistema eletrico de potencia de inumeros paises, este trabalho propoe-se em fazer uma analise de estabilidade transitoria na integracao da geracao eolica no sistema eletrico de potencia, por se tratar de uma fonte intermitente e possuir uma baixa inercia. Para tanto, sao gerados diversos disturbios no sistema para que possa obter uma melhor analise, os disturbios sao: retirada brusca de carga, rajadas abruptas de ventos e curto-circuito simetrico em uma das barras do sistema. Toda a analise e feita por meio de simulacoes computacionais. Por fim, para mitigar os danos ao sistema sao implementadas tecnicas de controle no aerogerador de inducao duplamente alimentado (DFIG – Double Fed Induction Generator) com o objetivo de injecao de energia reativa para controle de tensao. Os resultados esperados indicam que sera possivel atenuar variacoes bruscas nos niveis de tensao nas barras, com isso aumentando a confiabilidade e qualidade da energia do sistema. Mais investigacoes sao proposta, a fim de validar as preocupacoes causadas pela integracao da geracao eolica ao sistema, sao estabelecidas comparacoes (com e sem a presenca do parque eolico) nos niveis de correntes, nas velocidades angulares dos rotores, nas geracoes de potencia ativa e reativa em todas as barras de geracao do sistema. Observa-se neste trabalho os impactos a estabilidade do sistema com a presenca do parque eolico.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1839060 - NADY ROCHA
Interno - 1311843 - ALEXANDRE CEZAR DE CASTRO
Externo ao Programa - 1315654 - ROGERIO GASPAR DE ALMEIDA
Externo à Instituição - FRANKLIN MARTINS PEREIRA PAMPLONA