PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA (PPGEE)

(83)32167857

Banca de QUALIFICAÇÃO: PEDRO HENRIQUE MEIRA DE ANDRADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PEDRO HENRIQUE MEIRA DE ANDRADE
DATA: 22/02/2018
LOCAL: GICA
TÍTULO: CORREÇÃO DE OUTLIERS EM CURVAS DE POTÊNCIA UTILIZANDO TÉCNICAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
PALAVRAS-CHAVES: Correção de outliers, curvas de potência, inteligência artificial, medidores inteligentes
RESUMO: Um dos principais problemas dos dados adquiridos pelas concessionárias de energia é a presença de outliers que afetam o banco de dados das medições em todo o sistema elétrico prejudicando as análises do cenário de distribuição. Este trabalho propõe um novo módulo para complementar as medições feitas pelas distribuidoras. Foram desenvolvidos dois algoritmos de correção de outliers usando técnicas de inteligência artificial: lógica fuzzy e redes neurais artificiais. A primeira técnica, com abordagem fuzzy, desenvolve um sistema de inferência baseado nas variações das medições anteriores para determinar a variação futura. No segundo algoritmo desenvolvido, usando RNA, os outliers foram preenchidos usando um modelo de previsão usando 10 amostras anteriores. Para demonstrar a aplicabilidade dos métodos desenvolvidos, foi feito um estudo de caso sobre uma subestação de uma cidade do interior da Paraíba, com um período de amostragem de 15 min durante um ano. Os resultados foram significativamente relevantes e demonstram a viabilidade dos dois algoritmos propostos, obtendo-se resultados compatíveis com as normas de medições (erro menor de 3%).
Interno - 1636976 - FABIANO SALVADORI
Interno - 1984771 - HELON DAVID DE MACEDO BRAZ