PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA (PPGEE)

(83)32167857

Banca de QUALIFICAÇÃO: EDSON PESSOA DE CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDSON PESSOA DE CARVALHO
DATA: 26/02/2018
LOCAL: Sala de Multimídia do Centro de Tecnoloiga/UFPB
TÍTULO: ESTUDO E ENSAIO DE ACOPLAMENTO DE GERADOR FOTOVOLTAICO COM INVERSOR COMERCIAL PARA O ACIONAMENTO DE MOTOR DE INDUÇÃO TRIFÁSICO EM SISTEMA DE BOMBEAMENTO DE ÁGUA
PALAVRAS-CHAVES: Fotovoltaico, Conversor CC-CC, Inversor Trifásico, Motor de indução, Bomba d’água
RESUMO: Este trabalho objetiva estudar e ensaiar uma topologia de conversão que se adeque à utilização em sistemas isolados de geração fotovoltaica e, contemple o acionamento de motores de indução trifásicos com aplicação ao bombeamento de água, com ênfase no baixo custo aquisitivo, fácil manutenção e relativa eficiência energética e operacional. As características do projeto estudado e experimentado seguem critérios tais como segurança, economicidade, dimensões reduzidas, operacionalidade e eficiência satisfatória. O modelo consiste de um conversor controlado por microprocessador projetado para transferir a máxima potência gerada por um arranjo fotovoltaico para suprir um inversor industrial no acionamento de uma eletrobomba, também do tipo comercial, com um motor de indução trifásico, ambos de fácil disponibilidade no mercado local. Foram realizadas simulações e avaliações com a utilização do software de simulação de circuitos elétricos PSIM. Os circuitos elétricos de potência foram pesquisados e projetados pra serem testados em laboratório, e os resultados registrados. Para a realização do experimento foram utilizados equipamentos e dispositivos tais como: emulador de gerador fotovoltaico E4360A - KEYSIGHT, conversor cc-cc elevador, tipo push-pull alimentado por corrente, microprocessador de 80 ou 120 MHz (TIVA ou Hercules) da Texas Instruments além de circuitos condicionadores de medição e acionamento de chaves. O microprocessador realizará as tarefas de controle do ponto de máxima potência do gerador e demais proteções do sistema (desligamento) o controle da tensão do barramento de saída será realizado pelo inversor comercial parametrizado para executar o controle escalar ou vetorial da corrente da carga. Os resultados do estudo e ensaio serão demostrados e comentados.
Presidente - 1606978 - ISAAC SOARES DE FREITAS
Interno - 1558977 - DARLAN ALEXANDRIA FERNANDES