PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA NUTRIÇÃO (PPGCN)

Banca de DEFESA: JOÃO OTÁVIO SCARANO ALCÂNTARA

DISCENTE: JOÃO OTÁVIO SCARANO ALCÂNTARA
DATA: 24/03/2021
LOCAL: https://meet.google.com/xze-bjhs-quf
TÍTULO: RELAÇÃO ENTRE OS POLIMORFISMOS rs1801133 e rs1801131 DA METILENOTETRAHIDROFOLATO REDUTASE E PARÂMETROS ESTRUTURAIS E FUNCIONAIS DO CORAÇÃO EM PACIENTES COM RETINOPATIA DIABÉTICA
PALAVRAS-CHAVES: Átrio esquerdo. Sistema cardiovascular. Nutrigenética. Retinopatia Diabética.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
RESUMO: A Diabetes Mellitus é uma doença causada por deficiência na liberação ou no uso do hormônio insulina, levando a um estado de hiperglicemia. A retinopatia diabética, uma complicação microvascular da diabetes mellitus, é a causa mais comum de cegueira nos pacientes diabéticos. Pacientes diabéticos apresentam maiores riscos de eventos cardiovasculares, e estratégias utilizadas para redução dos sintomas envolvendo a retinopatia, também são úteis para diminuição dos eventos cardiovasculares em pacientes diabéticos. As doenças cardiovasculares ainda são as maiores responsáveis por óbitos no mundo inteiro. A enzima Metilotetrahidrofolato redutase (MTHFR), responsável pela liberação da forma ativa de folato no organismo, pode ter sua eficiência afetada por fatores dietéticos e genéticos, como os polimorfismo rs1801133 e 1801131, e deficiência de vitamina B12, que é cofator do metabolismo dessa enzima. A redução na atividade da MTHFR pode levar à elevação da homocisteína plasmática, que por sua vez está relacionada com resistência à insulina e algumas complicações crônicas da diabetes, como a retinopatia. Estudos vêm demonstrando que a hiperhomocisteinemia é capaz de aumentar o risco de doenças cardiovasculares e causar aumento no diâmetro do átrio esquerdo. O objetivo desse estudo foi verificar a relação dos polimorfismos rs1801133 e 1801131 com parâmetros estruturais e funcionais do coração de pacientes com retinopatia diabética. Também teve como objetivo analisar o rs1801131 e rs1801133 dos pacientes portadores de retinopatia diabética, e verificar parâmetros bioquímicos, nutricionais, antropométricos e de estilo de vida dos participantes envolvidos. Trata-se de um estudo transversal de base epidemiológica, envolvendo 65 pacientes diagnosticados com retinopatia diabética, com idade média de 62,46 ± 1,044, sendo 42 participantes com retinopatia diabética não-proliferativa e 23 com retinopatia diabética proliferativa. Os participantes foram categorizados de acordo com variáveis bioquímicas, cardiológicas, antropométricas, genéticas, estilo de vida e consumo de vitamina B9 e B12. Foi realizado teste exato de Fischer e regressão de Poisson para avaliar a relação entre as variáveis. Observou-se que ao aplicar o teste de Fischer houve uma associação significativa entre o aumento do diâmetro do átrio esquerdo e o polimorfismo rs1801133. Não houve nenhuma associação significativa entre a dilatação do átrio esquerdo e as variáveis bioquímicas, antropométricas, consumo de vitamina B12 e folato, e prática de atividade física. Todos as participantes do estudo tiveram consumo insuficiente de pelo menos um dos micronutrientes analisados nesse estudo. O modelo de regressão evidenciou que o aumento do átrio esquerdo esteve associado com o alelo T do rs1801133, com razão de prevalência de 0,912. O modelo de regressão ainda evidenciou associação entre o aumento do diâmetro do átrio esquerdo com a fração de ejeção, volume sistólico final e com a frequência cardíaca. O principal resultado desse estudo sugere a associação entre o alelo T do rs1801133 e dilatação do átrio esquerdo. Além da associação com o polimorfismo, no modelo de regressão também se observou associação entre o diâmetro do átrio esquerdo com a fração de ejeção, volume sistólico final e com a frequência cardíaca.
Presidente - 1860244 - DARLENE CAMATI PERSUHN
Interno - 335378 - MARIA DA CONCEICAO RODRIGUES GONCALVES