PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA NUTRIÇÃO (PPGCN)

Banca de DEFESA: GIOVANNA ALENCAR LUNDGREN

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GIOVANNA ALENCAR LUNDGREN
DATA: 20/08/2021
LOCAL: meet.google.com/ota-dbkb-bau
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE REVESTIMENTOS COM GOMA ARÁBICA E ÓLEO ESSENCIAL DE Conyza bonariensis (L.) Cronquist PARA REDUÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE ANTRACNOSE EM BANANA
PALAVRAS-CHAVES: Musa acuminata, Colletotrichum, efeito antifúngico, doenças pós-colheita, revestimento comestível.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
RESUMO: A banana é uma fruta popular devido ao seu sabor e textura agradáveis e facilidade de consumo. No entanto, a banana entra rapidamente em senescência devido a alterações bioquímicas e ocorrência de deteriorações microbianas, com destaque para a antracnose que se caracteriza como doença pós-colheita de elevada severidade causada pelo fungo Colletotrichum musae. A aplicação de compostos naturais com atividade antifúngica, a exemplo de óleos essenciais, tem sido estudada como alternativa para o controle de doenças pós-colheita em frutas, principalmente na formulação de revestimentos comestíveis. Conyza bonariensis é uma planta encontrada em todo território brasileiro e seu óleo essencial tem demonstrado atividade antimicrobiana. Esse estudo teve como resultado dois produtos, um teórico, com desenvolvimento de um artigo de revisão com o objetivo de auxiliar a pesquisa em revestimentos comestíveis elaborados com polissacarídeos e óleos essenciais e auxiliar na sua aplicação otimizada como tratamento pós-colheita de frutas. Os resultados deste trabalho teórico indicaram que a aplicação de revestimentos elaborados com polissacarídeos e óleos essenciais reduzem as perdas pós-colheita e mantêm as características físico-químicas e sensoriais em frutas durante o armazenamento. Um segundo produto de natureza experimental teve como objetivo avaliar desenvolver e aplicar revestimentos com goma arábica (GA) e óleo essencial de C. bonariensis (OECB) para o retardo do desenvolvimento de antracnose em bananas cv. ‘Prata’. Foram realizadas análises de identificação dos constituintes do OECB, dos efeitos antifúngicos in vitro da GA e OECB sobre o crescimento micelial radial de seis isolados de C. musae, dos efeitos do OECB sobre a permeabilidade de membrana e atividade enzimática dos conídios de C. musae, dos efeitos de revestimentos formulados com GA e OECB sobre o desenvolvimento de antracnose em bananas artificialmente contaminadas com os isolados de C. musae testados durante o armazenamento sob temperatura ambiente (25 ± 0.5 ºC), bem como sobre aspectos físico-químicos (pH, sólidos solúveis, acidez titulável, cor e perda de peso) indicadores de qualidade pós-colheita destas frutas. Os compostos majoritários no OECB foram sesquicineol (48,43%), sesquisabineno (10,87%), limoneno (9,63%) e timol (6,15%). A GA (0,1 g/mL) não foi eficaz de inibir o crescimento micelial de C. musae, enquanto o OECB (0,1; 0,2; 0,4; 0,6; 0,8 e 1 μL/mL) foi eficaz em inibir o crescimento micelial fúngico. O OECB (0,6 μL/mL) causou alteração da permeabilidade de membrana (28,8 – 43,2%) e atividade enzimática (59,5 – 84,6%) dos conídios de C. musae. A aplicação de revestimentos com GA (0,1 g/mL) e OECB (0,4; 0,6; 0,8; 1 μL/mL) causou redução do desenvolvimento das lesões de antracnose em bananas, com valores de redução do diâmetro da lesão de até 45,8% no 5º dia de armazenamento, os quais foram, em sua maioria, similares aos efeitos causados pelo fungicida comercial utilizado como controle positivo. As bananas não-revestidas demonstraram maiores índices de severidade da doença. O revestimento com GA + OECB foi capaz de retardar as alterações em parâmetros físico-químicos indicadores de qualidade pós-colheita em bananas, particularmente da perda de massa e da mudança de cor. Estes resultados indicam que a aplicação de revestimentos formulados com GA e CBEO pode ser considerada uma possível estratégia para retardar o desenvolvimento da antracnose e prolongar o período de armazenamento de bananas.
Presidente - 2380741 - EVANDRO LEITE DE SOUZA
Interno - 2777487 - ESTEFANIA FERNANDES GARCIA