PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA NUTRIÇÃO (PPGCN)

Banca de DEFESA: LAÍS KISLY COSTA SILVA

DISCENTE: LAÍS KISLY COSTA SILVA
DATA: 22/10/2021
LOCAL: https://meet.google.com/kbc-vogo-rjv
TÍTULO: FATORES ASSOCIADOS A DURAÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA-PB
PALAVRAS-CHAVES: aleitamento materno; desmame precoce; estudos longitudinais.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
RESUMO: O aleitamento materno é associado ao mais alto padrão de saúde, fonte de nutrição completa e ideal para o lactente, devendo ser exclusivo até o sexto mês de vida e complementado até os dois anos ou mais. A prática da amamentação desencadeia desfechos positivos ligados à saúde da mãe e filho a longo e curto prazo, contribuindo na redução do risco para obesidade, sobrepeso, déficit no crescimento, alergias/intolerâncias alimentares e aumento no desempenho intelectual em crianças. Objetivo do estudo foi identificar os fatores relacionados com o aleitamento materno exclusivo e as consequências desta prática em uma coorte de mães de João Pessoa/PB. Trata-se de um estudo de coorte prospectivo, realizado no período de 2018 a 2020, envolvendo 162 mulheres desde o período gestacional até que seus filhos completassem em torno de seis meses de idade. Foram coletados dados sociodemográficos da família, assistência pré-natal, alimentação da criança, situação sobre a segurança alimentar, qualidade de vida e nível de ansiedade da mulher. Os dados foram exportados para o programa estatístico SPSS, utilizou-se a análise de sobrevivência, pelo método de Kaplan-Meier para estimar a duração mediana do aleitamento materno exclusivo (AMEX). O modelo de regressão múltiplo de Cox foi utilizado para verificar os fatores independentes que aumentavam a duração mediana do AMEX. As mulheres em sua maioria eram jovens, com nível de escolaridade médio, apresentavam ocupação fora de casa e relataram presença do companheiro. Durante a primeira entrevista foi observado que 48,6% das gestantes apresentaram melhores fatores associados a qualidade de vida, alta ansiedade-traço foi de 63,5% e estado 73,8%. Com relação a mediana do aleitamento materno exclusivo foi de 120 dias (IC 95%: 96,6 – 143,4). As variáveis associadas a menor duração do aleitamento materno exclusivo foram: não receber orientação durante o pré-natal sobre aleitamento materno (HR: 1,67), apresentar dificuldade para amamentar (HR: 1,58) e crianças que fazem o uso de chupeta (HR: 1,64), tornando-se grupos de risco para o desmame precoce. Tais resultados mostraram que receber orientações por profissionais de saúde durante o pré-natal, impactou na maior duração do aleitamento materno exclusivo e que essas orientações devem ser continuadas após o nascimento do bebê. Entretanto percebe-se que há necessidade de maiores ações voltadas para reduzir as dificuldades durante a amamentação, visto que o apoio recebido pelas mães era insuficiente após o nascimento da criança.
Externo à Instituição - FERNANDA CRISTINA DE LIMA PINTO TAVARES
Interno - 043.754.484-23 - POLIANA DE ARAÚJO PALMEIRA - UFPB