PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA NUTRIÇÃO (PPGCN)

Banca de DEFESA: CARLA PATRICIA NOVAES DOS SANTOS FECHINE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLA PATRICIA NOVAES DOS SANTOS FECHINE
DATA: 19/11/2021
LOCAL: https://meet.google.com/uof-foad-xtj
TÍTULO: SUPLEMENTAÇÃO COM FIBRA DIETÉTICA: EFEITOS NA PRESSÃO ARTERIAL, PERFIL METABOLÔMICO E POLIMORFISMO DO C677T DO GENE MTHFR EM MULHERES COM SOBREPESO E OBESIDADE
PALAVRAS-CHAVES: hipertensão arterial, obesidade, fibra alimentar, polimorfismo, metabolômica.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
RESUMO: A hipertensão arterial (HA) é uma condição clínica complexa e multifatorial, caracterizada pela elevação persistente da pressão arterial e por alterações metabólicas. Apesar dos avanços na compreensão da fisiopatologia da HA e a implementação de estratégias de prevenção e tratamento eficazes, a HA continua sendo um dos maiores problemas emergentes de saúde pública do mundo. No contexto etiológico estão envolvidos fatores genéticos, estilo de vida, e dentre esses destaca-se a alimentação. A fibra dietética tem sido associada à prevenção de alterações na glicemia, resistência à insulina, perda de peso, dislipidemias e embora ainda não consesual, na pressão arterial. A regulação da pressão arterial está envolvida com a epigenética que criou novo conceito sobre a herança genética e regulação fenotípica de um organismo e poderá ser melhor compreendida na era pós genômica com a metabolômica que possibilitou melhor identificação sobre relações metabólicas. O estudo teve como objetivo avaliar o perfil metabolomico e a influência do polimorfismo C677T do gene MTHFR no perfil metabolomico após suplementação com fibra dietética em mulheres hipertensas com sobrepeso e obesidade. Estudo de intervenção duplo-cego placebo controlado com formação de dois grupos: o grupo experimental, composto por 14 mulheres hipertensas com sobrepeso e obesidade suplementado com 12 g/dia de fibra dietética, e o grupo placebo (n=12) suplementado com 12 gramas de amido de milho por 8 semanas. A amostra foi composta por mulheres na faixa etária de 20 a 60 anos. Foram realizadas avaliação antropométrica, análises bioquímicas pré e pós intervenção do colesterol sérico (CT), triglicerídeos (TG), HDLc, LDLc, glicemia de jejum e proteína C reativa. ultrassensível (PCR-us), assim como a análise do perfil metabolômico por meio da técnica de Ressonância Magnética Nuclear de H ( 1 HRMN) e genotipagem do polimorfismo do gene MTHFR. No primeiro artigo sobre o perfil metabolômico do grupo 1, hipertensos com excesso de peso suplementados com fibras, observou-se que após a análise dos componentes principais (PCA), houve aumento nos valores dos seguintes metabólitos de HDL-C de acordo com o deslocamento químico-ppm (0,88, p-0,0000; 1,24, p-0,0010; 1,28, p-0,0000; 4,94, p-0,258), colina (3,65, p- 0,0035) e hidroxibutirato (1,20, p-0,0010), bem como redução da pressão arterial sistólica antes e depois da intervenção. A análise do perfil metabolômico por RMN no soro das mulheres hipertensas e com excesso de peso,permitiu identificar metabolitos, facilitando uma melhor compreensão das vias metabólicas, podendo auxiliar no tratamento dessas patologias quando associadas. No segundo artigo, foram analisados a influência do polimorfismo C677T do gene MTHFR e o perfil metabolômico em resposta ao consumo de fibra. As mulheres com genótipos CT/TT apresentaram maiores reduções nos valores de pressão arterial sistólica após intervenção com fibras, assim como aumento da área de concentração dos picos de vários metabolitos de HDL e do hidroxibutirato no grupo com genótipo CT/TT. Conclui-se que a intervenção com fibra dietética mista reduziu a pressão arterial sistólica, afetou o perfil metabolômico em mulheres com excesso de peso e hipertensão e que o polimorfismo C6777T do gene MTHFR influenciou esse perfil.
Presidente - 1860244 - DARLENE CAMATI PERSUHN
Interno - 335378 - MARIA DA CONCEICAO RODRIGUES GONCALVES