PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA NUTRIÇÃO (PPGCN)

Banca de DEFESA: NAYARA MOREIRA LACERDA MASSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NAYARA MOREIRA LACERDA MASSA
DATA: 02/12/2021
LOCAL: https://meet.google.com/xuz-hqaz-bsv
TÍTULO: INVESTIGAÇÃO DAS PROPRIEDADES PREBIÓTICAS DO SUBPRODUTO DO PROCESSAMENTO DA JABUTICABA (Myrciaria jaboticaba (Vell) Berg)
PALAVRAS-CHAVES: Bifidobacterium; Lactobacillus;prebióticos; subproduto de frutas; metabólitos; microbiota intestinal; efeitos moduladores.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
RESUMO: O processamento industrial de frutas gera elevadas quantidades de subprodutos constituídos, principalmente, de cascas e sementes. O subproduto do processamento da jabuticaba (Myrciaria jaboticaba (Vell) Berg) apresenta destacável valor nutritivo e elevada concentração de fibras dietéticas e compostos fenólicos, os quais podem atuar na modulação da microbiota intestinal, estimulando o aumento da população de bactérias benéficas e produção de diferentes metabólitos. Nesse contexto, este estudo teve como objetivo avaliar o potencial prebiótico do subproduto da jabuticaba (SJ) utilizando sistemas de fermentação in vitro. Inicialmente, foi realizada a liofilização do SJ e caracterização quanto a sua composição nutricional e parâmetros físico-químicos. Em seguida, o SJ liofilizado foi submetido à digestão gastrointestinal in vitro, o qual foi utilizado como única fonte de carbono no meio de cultivo para avaliar a capacidade de estimular o crescimento e atividade metabólica de cepas probióticas (Lactobacillus acidophilus LA-05, Lacticaseibacillus casei L-26 e Bifidobacterium animalis subsp. lactis BB-12). Foi avaliado também o efeito do SJ sobre a abundância relativa de grupos bacterianos intestinais selecionados usando a técnica de fluorescência de hibridização in situ acoplada com citometria de fluxo multiparamétrica durante 48 horas de fermentação colônica in vitro, com a determinação dos índices prebióticos. A atividade metabólica da microbiota colônica também foi monitorada durante 48 horas por meio da determinação dos valores de pH, consumo de açúcares, produção de ácidos orgânicos e no perfil de compostos fenólicos ao longo da fermentação colônica. O SJ liofilizado apresentou elevada concentração de fibra alimentar, principalmente, de fibra solúvel, presença de açúcares e uma variedade de compostos fenólicos. Após cultivo de 48 horas em meio com SJ digerido (20 g/L), as cepas de probióticos apresentaram contagens >8 log UFC/mL, as quais foram semelhantes àquelas encontradas no meio de cultivo com frutooligossacarídeos. O cultivo de probióticos no meio com SJ resultou em diminuição do pH, aumento da produção de ácido lático e ácidos graxos de cadeia curta e consumo de glicose e frutose ao longo do tempo, indicando intensa atividade metabólica. SJ aumentou a abundância relativa de Bifdobacterium spp.e Lactobacillus spp./Enterococcus spp. durante as 48 horas de fermentação colônica, além de diminuir a abundância relativa de Bacteroides spp./Prevotella spp., Eubacterium rectale/Clostridium coccoides e C. histolyticum, com a obtenção de valores de escores prebióticos positivos. O aumento da atividade metabólica da microbiota foi evidenciado pela redução no pH e produção de ácido succínico, aumento na produção de ácidos graxos de cadeia curta e consumo de açúcares do meio durante a fermentação colônica com SJ. Os compostos fenólicos disponíveis em SJ foram extensivamente metabolizados durante o período de fermentação colônica. Os resultados mostraram que SJ pode contribuir para modulação positiva dos grupos bacterianos que formam a microbiota intestinal humana, com produção de metabótitos relacionados a melhoria da saúde intestinal, podendo ser explorado com ingrediente com propriedades prebióticas em formulações de produtos alimentícios funcionais.
Presidente - 2380741 - EVANDRO LEITE DE SOUZA
Interno - 2777487 - ESTEFANIA FERNANDES GARCIA