PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA NUTRIÇÃO (PPGCN)

Banca de DEFESA: KAMILA SABINO BATISTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KAMILA SABINO BATISTA
DATA: 16/12/2021
LOCAL: https://meet.google.com/evq-ykdw-bam
TÍTULO: EFEITOS DO SUBPRODUTO DE ACEROLA SOBRE O METABOLISMO LIPÍDICO, MARCADORES INFLAMATÓRIOS E OXIDATIVOS RELACIONADOS AO EIXO ENTERO-HEPÁTICO DE RATOS DISLIPIDÊMICOS
PALAVRAS-CHAVES: compostos bioativos, dano oxidativo, dislipidemia, fígado, inflamação, intestino, Malpighia emarginata.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
RESUMO: A dislipidemia é caracterizada pela desregulação do metabolismo lipídico e sua progressão induz a inflamação e estresse oxidativo. O tratamento primário para a dislipidemia inclui aumentar a ingestão de frutas e, quando necessário recorrer a terapia medicamentosa. A Malpighia emarginata DC. (acerola) é uma fruta tropical rica em compostos bioativos e bastante processada pela agroindústria, cujo subproduto demonstrou exercer efeitos positivos no tratamento da dislipidemia. No entanto, este subproduto agroindustrial ainda não apresenta um destino sustentável na cadeia produtiva e geralmente é descartado no meio ambiente. Neste sentido, objetivou-se investigar os efeitos da administração de subproduto de acerola sobre o metabolismo lipídico, marcadores inflamatórios e oxidativos relacionados ao eixo entero-hepático de ratos dislipidêmicos. Inicialmente, analisou-se os compostos bioativos e o potencial antioxidante in vitro do subproduto de acerola. Quarenta ratos Wistar foram inicialmente randomizados nos grupos sadio (GS, n=16) e dislipidêmico (GD, n=24), os quais consumiram respectivamente, dieta controle e dieta rica em colesterol, ácidos graxos saturados e trans por 21 dias. Quando detectada a doença no grupo dislipidêmico no 22° dia, os ratos foram subdivididos nos grupos (n = 8): sadio (GS), sadio com administração de subproduto de acerola (GSA), dislipidêmico (GD), dislipidêmico tratado com fenofibrato (GDF), e dislipidêmico com administração de subproduto de acerola (GDA), permanecendo o consumo das respectivas dietas por mais 28 dias. Durante este mesmo período, GDA e GSA receberam gavagem com o subproduto de acerola na dose de 400 mg/kg de peso corporal, GDF recebeu o medicamento fenofibrato via gavagem (100 mg/kg de peso corporal), GD e GS receberam gavagem com água destilada. O subproduto de acerola contém fibras dietéticas solúveis (184,25 ± 6,72 mg/g) e insolúveis (436,51 ± 4,86 mg/g), 1-questose (3,69 ± 1,69 mg/g), ácido ascórbico (2022.06 ± 20.24 μg/g) e compostos fenólicos totais (5366,44 μg/g); e apresenta elevado potencial antioxidante (1103,33 ± 25,17 μmol sulfato ferroso/g). A administração do subproduto de acerola em ratos GDA reduziu os valores de lipídios sanguíneos, peso corporal, colesterol hepático, triglicerídeos hepáticos, lipídios totais em fígado, produção microbiana de ácidos orgânicos, e a expressão de macrófagos pró-inflamatórios M1 no cólon (44,01%) e no fígado (25,25%); aumentou a excreção fecal de gorduras e ácidos biliares (55,91%), a contagem de bactérias benéficas em material fecal, a expressão de macrófagos anti-inflamatórios M2 no cólon (68,55%) e no fígado (50,94%), e a quantidade total de compostos fenólicos em cólon e fígado. O subproduto de acerola conseguiu proteger os ratos GSA e GDA contra a peroxidação lipídica, no entanto, não reverteu o dano ao ácido desoxirribonucleico em soro dos ratos GDA. Os resultados apontam potencial funcional/nutracêutico do subproduto de acerola frente à dislipidemia, possivelmente associado ao seu conteúdo de compostos bioativos. Ademais, os resultados desta pesquisa podem subsidiar outros estudos não clínicos e clínicos; estimular a exploração comercial do subproduto de acerola mediante o aproveitamento direto na alimentação humana ou como ingrediente de alimentos funcionais, contribuindo com a sustentabilidade ambiental e econômica da agroindústria.
Externo ao Programa - 2008919 - ENEAS RICARDO DE MORAIS GOMES
Interno - 2380741 - EVANDRO LEITE DE SOUZA