PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA NUTRIÇÃO (PPGCN)

Banca de DEFESA: MARIA RAYSSA SILVA DO NASCIMENTO

DISCENTE: MARIA RAYSSA SILVA DO NASCIMENTO
DATA: 15/03/2022
LOCAL: https://meet.google.com/gob-jihh-zns
TÍTULO: HIPOVITAMINOSE D E ASSOCIAÇÃO COM PARÂMETROS BIOQUÍMICOS EM PACIENTES IDOSOS HOSPITALIZADOS COM COVID-19
PALAVRAS-CHAVES: COVID-19; Idoso; SARS-CoV-2; Vitamina D.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
RESUMO: A doença Coronavírus 2019 (COVID-19), causada pelo vírus Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus-2 (SARS-CoV-2), apresenta ampla manifestação clínica, podendo causar sintomas leves a alterações graves como insuficiência respiratória. Entre os principais fatores de risco para COVID-19, destaca-se a idade avançada, que também é um fator de risco para a deficiência de Vitamina D. Além disso, estudos mostram que a deficiência de vitamina D pode estar associada com a gravidade da COVID-19. Nesse sentido, o objetivo desse estudo foi avaliar a associação da hipovitaminose D com fatores bioquímicos em idosos hospitalizados com COVID-19. Essa pesquisa é um estudo do tipo série de casos, realizado com 140 pacientes idosos (idade ≥ 60 anos) internados com COVID-19 em um hospital da região metropolitana de João Pessoa-PB. Foram coletados os dados de identificação dos pacientes, necessidade de internamento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e desfecho clínico (alta ou óbito). Foi realizada a análise das concentrações séricas de Vitamina D, cálcio, paratormônio, perfil lipídico, glicídico e inflamatório. Os dados foram expressos em porcentagem, média e desvio padrão. A associação entre as variáveis categóricas foi analisada pelo teste Qui-quadrado e para as variáveis numéricas foi utilizado o Teste-t para amostras independentes. Para correlacionar a associação entre a vitamina D e os parâmetros bioquímicos foi utilizado a correlação de Pearson. Utilizou-se como referência para diferenças significativas p<0,05. Como resultado, foi observado uma frequência de 62,9% de hipovitaminose D, com média das concentrações séricas de 28,76±19,0 ng/mL. A média de idade da amostra foi de 73,2±7,78 anos de idade e destes, 27,1 % (n= 38) necessitaram de assistência em UTI e 17,9% (n= 25) evoluíram à óbito. Dentre os indivíduos que apresentaram hipovitaminose D, observou-se valores estatisticamente maiores de Hemoglobina glicada (p=0,028), Colesterol total (p=0,005) e LDL (p=0,001). As concentrações de vitamina D também apresentaram correlação positiva com a hemoglobina (r= 0,2; p=0,014) e correlação negativa com albumina (r= -0,2; p=0,010). Dessa forma, concluímos que os idosos com COVID-19 no nosso estudo, apresentaram elevadas frequências de deficiência/insuficiência de vitamina D e que a hipovitaminose esteve associada com maiores níveis séricos de Hemoglobina glicada, Colesterol total, LDL e níveis reduzidos de Hemoglobina.
Presidente - 335378 - MARIA DA CONCEICAO RODRIGUES GONCALVES
Interno - 2294188 - VINICIUS JOSE BACCIN MARTINS