PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA NUTRIÇÃO (PPGCN)

Banca de DEFESA: ANNE CAROLINE ALVES VIEIRA

DISCENTE: ANNE CAROLINE ALVES VIEIRA
DATA: 23/09/2022
LOCAL: Auditório do Centro de Ciências da Saúde (Humberto Nóbrega)
TÍTULO: IMPACTO DA DIETA HIPERLIPÍDICA MATERNA SOBRE PARÂMETROS NEUROCOMPORTAMENTAIS, SOMÁTICOS E BIOQUÍMICOS DA PROLE FÊMEA ADULTA DE RATOS WISTAR
PALAVRAS-CHAVES: ácidos orgânicos, ansiedade; colesterol; depressão; dislipidemia; prole.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
RESUMO: A má alimentação e sedentarismo da sociedade contemporânea tem provocado alterações na saúde dos indivíduos, como a dislipidemia que é caracterizada pela desregulação do metabolismo lipídico. Esta comorbidade tem alta prevalência na população, podendo acometer inclusive gestantes e lactantes. Em associação com variáveis genéticas é um dos principais fatores para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e está associada ao comportamento do tipo depressivo e ansioso, havendo indícios de que tais alterações se estendem aos descendentes em várias fases da vida. Contudo, poucos estudos focam nas repercussões da dieta materna hiperlipídica na gestação e lactação sobre a prole fêmea adulta. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo avaliar o efeito do consumo materno de dieta hiperlipídica sobre os parâmetros neurocomportamentais, somáticos e bioquímicos da prole fêmea adulta. Trata-se de um estudo experimental utilizando ratas primíparas Wistar com ±90 dias de idade, as quais foram acasaladas com ratos machos férteis. Após confirmada a gestação, as progenitoras foram alocadas individualmente e aleatoriamente em gaiolas maternas para receber dieta controle (n = 5) ou hiperlipídica rica em gordura saturada (n= 5) durante a gestação e lactação. Após o desmame a prole fêmea CTL (n=10) e HFD (n=10) foi separada em gaiolas coletivas e receberam ração comercial padrão e água ad libitum, até completar 120 dias de idade, quando foram iniciadas as análises na prole adulta, conforme as ratas atingiam o mesmo período do ciclo estral (diestro I). A cada dia, foram realizados os testes de campo aberto, esguicho com solução de sacarose, o modelo labirinto de cruz elevado e o teste do nado forçado, nesta ordem. Após os testes comportamentais, foram aferidos os parâmetros somáticos e realizada a eutanásia para coleta de sangue, intestino, cérebro e o tecido adiposo os quais foram destinados para as análises histológicas e bioquímicas. Foram analisados perfil lipídico, estradiol, progesterona, hormônio folículo-estimulante e hormônio luteinizante, além de ácidos orgânicos intestinais e cerebrais. O grupo HFD obteve menor deambulação e maior tempo de imobilidade no teste de campo aberto e menor latência para a limpeza no teste do esguicho de sacarose comparado ao grupo CTL (p≤0,05). Não houve diferença significativa entre os grupos nos testes de labirinto em cruz elevado e do nado forçado. O grupo HFD apresentou maior índice de adiposidade (71,8%) (p≤0,05), porém não houve diferença significativa entre os pesos finais dos grupos. A prole HFD apresentou maior LDL (62,2%) e menor HDL (48,4%) que a controle (p≤0,05), entretanto não houve diferença em relação aos triglicerídeos e aos hormônios analisados (p>0,05). O grupo CTL obteve maior concentração de ácidos orgânicos no intestino, principalmente dos ácidos acético e butírico, entretanto o grupo HFD obteve maior concentração dos ácidos cítrico e acético no cérebro (p≤0,05). Tais resultados demonstram efeitos deletérios da dieta materna hiperlipídica rica em colesterol, ácidos graxos trans e saturados sobre parâmetros neurocomportamentais, somáticos e bioquímicos da prole fêmea e enfatizam a importância da programação fetal. Entretanto, novos estudos precisam ser desenvolvidos para elucidar os mecanismos de ação destas alterações na prole.
Presidente - 1553557 - JAILANE DE SOUZA AQUINO
Externo à Instituição - MARÍLIA FERREIRA FRAZÃO TAVARES DE MELO