PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA NUTRIÇÃO (PPGCN)

Banca de DEFESA: ELVIRA DE LOURDES CHAVES MACEDO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELVIRA DE LOURDES CHAVES MACEDO
DATA: 30/09/2022
LOCAL: Auditório (Enfermagem - Nutrição) Anexo da Pós-graduação em Ciências da Nutrição
TÍTULO: POTENCIAL BIOTECNOLÓGICO DE MICRORGANISMOS ISOLADOS DE FRUTAS DA CAATINGA FERMENTADAS
PALAVRAS-CHAVES: fenólicos, bioacessibilidade, microbiota intestinal, Annona muricata L., Spondias spp.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
RESUMO: Frutas são fontes de leveduras com propriedades biotecnológicas para as quais pesquisas têm se focado tendo em vista as características que podem conferir aos produtos fermentados. Diversas frutas abundantemente produzidas no Bioma Caatinga têm sido exploradas como fonte de compostos bioativos, entretanto têm sido escassamente exploradas como fonte de leveduras com potencial biotecnológico, ou mesmo como matrizes para o desenvolvimento de formulações derivadas da fermentação por leveduras. O presente trabalho teve como objetivo a avaliação do potencial biotecnológico de leveduras isoladas a partir graviola e umbu-cajá naturalmente fermentadas. Leveduras foram isoladas a partir de graviola e umbu-cajá fermentadas naturalmente. Os isolados foram identificados via MALDI-TOF e as leveduras Hanseniaspora opuntiae 125, Issatchenkia terricola 129 e Hanseniaspora opuntiae 148 foram selecionadas para fermentação de polpas de graviola e umbu-cajá com base em seu score de identificação e histórico de aplicação em alimentos. As polpas fermentadas foram caracterizadas quanto a aspectos físico-químicos (pH, sólidos solúveis e acidez titulável), perfil de açúcares, ácidos orgânicos, compostos voláteis e fenólicos (perfil e bioacessibilidade). As leveduras foram capazes de fermentar as polpas de graviola e umbu-cajá provocando mudanças em sua composição e mantendo alta viabilidade após condições gastrointestinais simuladas (≥ 6 log UFC/g) para a cepa H. opuntiae 125 e I. terricola 129 na amostra de graviola. A fermentação de polpas de graviola e umbu-cajá com leveduras aumentou o ácido propiônico (0.18-0.27 mg/L), ácido acético (0.08-0.23 mg/L), os conteúdos fenólicos e bioacessibilidade, enquanto os valores de °Brix diminuíram (p <0.05). A cepa H. opuntiae 125 foi encontrada em contagens mais elevadas na polpa de graviola (8.76±0.03), resultando em maior bioacessibilidade de fenólicos (p <0.05). As cepas foram submetidas ao sequenciamento genético para confirmação das identificações e a cepa I. terricola 129 foi escolhida para testes in vitro de modulação da microbiota intestinal de adultos de meia-idade hipertensos devido aos efeitos produzidos nas polpas durante a fermentação e por sua baixa produção de etanol. A abundância relativa dos grupos bacterianos foi avaliada por meio de fluorescência de hibridização in situ acoplada a citometria de fluxo multiparamétrica durante fermentação colônica in vitro por 48 horas. Durante a fermentação foram mensurados valores de pH e alíquotas foram retiradas para análises de açúcares, ácidos orgânicos e compostos fenólicos. No processo houve redução do pH, consumo de parte dos carboidratos disponíveis e produção de ácidos graxos de cadeia curta. Além disso, os maiores acréscimos nas populações de Lactobacillus spp. e Bifidobacterium spp., assim como as maiores reduções de Bacteroides spp. – Prevotella spp.; Eubacterium rectale - Clostridium coccoides; e Clostridium histolyticum ocorreram nas amostras adicionadas da polpa de graviola fermentadada pela cepa I. terricola 129. Nossos achados demonstram pela primeira vez que os fenólicos derivados de frutas da Caatinga brasileira podem ser biotransformados por leveduras isoladas de fermentação natural transformando-os em fenólicos bioacessíveis. Além disso, as alterações positivas ocorridas na abundância dos grupos da microbiota intestinal podem trazer efeitos benéficos ao público hipertenso. Os conhecimentos obtidos neste estudo fornecerão conceitos fundamentais sobre uso de leveduras para fermentação aumentando a bioacessibilidade de compostos específicos.
Interno - 2777487 - ESTEFANIA FERNANDES GARCIA
Interno - 2380741 - EVANDRO LEITE DE SOUZA