PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA NUTRIÇÃO (PPGCN)

Banca de DEFESA: CAROLINE SEVERO DE ASSIS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAROLINE SEVERO DE ASSIS
DATA: 07/02/2023
LOCAL: https://meet.google.com/pdp-drkn-oiq
TÍTULO: ANÁLISE DE POLIMORFISMOS NOS GENES DO RECEPTOR DE VITAMINA D, ADIPONECTINA E RECEPTOR 1 DE ADIPONECTINA NA RETINOPATIA DIABÉTICA
PALAVRAS-CHAVES: Complicação Diabética. Genética. Consumo alimentar habitual. Retinopatia diabética. Polimorfismos. Amputação.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
RESUMO: A retinopatia diabética é uma das complicações microvasculares relacionadas ao Diabetes Mellitus e é também uma das principais causas de cegueira na população em idade ativa. A ocorrência dessa complicação está ligada a mecanismos moleculares e bioquímicos complexos ainda não compreendidos em sua totalidade. Fatores como tempo de diagnóstico de diabetes, controle da glicemia e outros aspectos clínicos reconhecidamente envolvidos na ocorrência de retinopatia em pacientes diabéticos, também demonstram estar sob efeito de fatores genéticos e epigenéticos. A vitamina D tem um papel importante na diabetes tipo 2 e suas complicações e por este motivo, o receptor celular VDR e suas variantes genéticas são alvo de estudo no contexto das complicações de diabetes. A adiponectina e suas vem sendo explorada no contexto de DM, quando em níveis elevados melhora a senilidade a insulina e diminui o risco para DM. Suas variantes genéticas também já foram associadas a DM, porém no contexto de RD pouco se foi explorado. O objetivo deste trabalho foi analisar a associação entre genótipos de polimorfismos localizados nos genes VDR (rs1544410), Adiponectina (rs266729) e receptor 1 da adiponectina (7539542) e retinopatia diabética, estágios clínicos da doença, aspectos clínicos, bioquímicos, antropométricos. Pacientes portadores de diabetes melittus tipo 2, com no mínimo 5 anos de diagnóstico do ambulatório de Endocrinologia do HULW e da Unidade da Visão do mesmo hospital foram recrutados. Os pacientes foram submetidos à exame da retina para classificação clínica (com ou sem retinopatia e o estágio da doença) gerando os seguintes grupos experimentais: sem retinopatia (n= 139), com retinopatia (n=221) estando o segundo grupo subdividido para efeito das análises dos estágios em Retinopatia não proliferativa (RDNP) n= 144 e Retinopatia proliferativa (RDP) n=77. Parâmetros bioquímicos, dados antropométricos, de consumo alimentar e atividade física foram coletados, e análises moleculares foram realizadas para obtenção dos genótipos dos supracitados polimorfismos. A distribuição genotípica e alélica dos polimorfismos estudados não diferiu entre os grupos sem retinopatia comparado a com retinopatia, RDNP e RDP para todos os genes. Contudo, a presença do alelo b do rs1544410 (Bb+bb) do gene receptor da vitamina D foi associado a maiores níveis de glicemia de jejum (0,04) e uso de insulinoterapia (0,01) no grupo de pacientes com retinopatia sugerindo ser indicativo de um controle glicêmico menos efetivo do que em portadores do genótipo BB. Nos dados de adiponectina, a presença do alelo G do polimorfismo rs266729 foi um fator de risco para amputação de membros (0,009), e o genótipo CC para o polimorfismo 7539542 do receptor 1 de adiponectina foi um fator de proteção contra a amputação (0,045).
Presidente - 1860244 - DARLENE CAMATI PERSUHN
Interno - 2338179 - ALEXANDRE SERGIO SILVA